<b>Reestruturação urbana e novas centralidades: um estudo sobre a zona norte de Londrina – PR</b> - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.9898

  • Andréa Rodrigues dos Santos Beidack UEM
  • Tânia Maria Fresca UEL/UEM
Palavras-chave: Reestruturação urbana, Centralidade urbana, Subcentro, Londrina – PR

Resumo

O trabalho objetiva realizar uma discussão a respeito da reestruturação urbana da cidade de Londrina – PR a partir do estudo da formação de um subcentro, localizado em sua porção norte. Além das discussões a respeito da origem e evolução da ocupação da área e formação desta nova centralidade, criada no âmbito de amplo projeto de construção de conjuntos habitacionais e loteamentos da iniciativa privada, o trabalho procura acrescentar outra análise a respeito da centralidade a partir de mudanças contínuas na fragmentação de classes sociais e diversificação do poder de consumo. Como suporte metodológico, utilizou-se de pesquisas teóricas que abrangem a centralidade urbana, análises de noticiários da imprensa escrita além de pesquisas de campo nas principais redes comerciais situadas no subcentro da Avenida Saul Elkind.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Rodrigues dos Santos Beidack, UEM

Possui graduação em Geografia: Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (2004). Especialização em Ensino de Geografia, Universidade Estadual de Londrina (2006). Concluiu o Mestrado em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Atualmente é discente do Programa de Doutorado em Geografia da Universidade Estadual de Maringá. É professora atuante no Ensino Fundamental e Médio na Rede Estadual de Ensino. Tem experiência na área de Geociências e Ensino de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: feira livre, produção do espaço urbano, conjuntos habitacionais, loteamentos, zona norte de Londrina.

Tânia Maria Fresca, UEL/UEM
Graduada em Geografia pela Unesp; Mestrado em Geografia pela UFSC; Doutorado em Geografia pela USP. Atualmente é professora associado da UEL, atuando no curso de geografia (licenciatura e bacharelado). Integrante do Programa do Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Maringá . Atua na área de Geografia, com ênfase em geografia urbana e temas de rede urbana, industrialização, pequenas cidades e produção do espaço urbano. Integrante do corpo consultivo das revistas Terr@Plural (Ponta Grossa), Geografia (Londrina), Geografar (Curitiba).
Publicado
2012-04-20
Como Citar
BEIDACK, A. R. DOS S.; FRESCA, T. M. <b>Reestruturação urbana e novas centralidades: um estudo sobre a zona norte de Londrina – PR</b&gt; - doi: 10.4025/bolgeogr.v29i2.9898. Boletim de Geografia, v. 29, n. 2, p. 147-163, 20 abr. 2012.
Seção
Artigos científicos