O impacto da formação profissional ofertada, por meio do programa Pronatec, para a ocupação de vagas de postos formais de trabalho, entre 2011 e 2015

  • Joanna Adelia Biavatti Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Roberto Antonio Deitos Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Palavras-chave: Pronatec, qualificação profissional, trabalho assalariado, educação profissional, vagas

Resumo

Entre os anos de 2011 e 2015, o Pronatec mobilizou cerca de 9,4 milhões de matrículas e mais de 13 bilhões de reais, o que caracterizou o programa como a Política Pública de Educação Profissional de maior grandiosidade, considerando, além dos números citados, os subprogramas por ele abarcados e os ministérios e secretarias mobilizados. Entretanto, embora seu saldo apresente números vultosos, pouco foi o impacto da formação profissional ofertada, por meio do Pronatec, para a ocupação de vagas de postos formais de trabalho no mesmo período. O estudo analisou as vagas disponíveis na Agência do Trabalhador, no município de Cascavel, estado do Paraná, e as entrelaçou com as ofertas dos cursos do Pronatec na mesma região. Essa análise constatou que, embora mais de sete mil profissionais tenham sido capacitados no referido município, não houve queda no número de vagas em aberto na Agência do Trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanna Adelia Biavatti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Docente em cursos de Capacitação, Aprendizagem, Técnico e de Pós-Graduação. Orientadora Pedagógica, Implementação da Metodologia Senai de Formação Profissional, Capacitação e formação de professores, Acompanhamento Pedagógico, Orientação e Gestão de equipe docente, Orientação de alunos, Orientação e Gestão das atividades e ações da área de Educação, Acompanhamento de metas, Assessoramento da coordenação de educação e a gerência na gestão da unidade. 
Atuo como consultora em projeto parceria internacional entre SENAI (Brasil) – JICA (Japão) – SNPP (Paraguai), desenvolvendo capacitação de professores e desenvolvimento de material didático.
Roberto Antonio Deitos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1992), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, na área de história, filosofia e educação. Pós-Doutorado em Educação (2012) pela Universidade Estadual de Maringá - UEM - Paraná. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (2008-2011). Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social - GEPPES. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas sociais, política educacional brasileira, organismos internacionais, ensino médio e educação profissional e estado.
Publicado
2019-01-02
Como Citar
Biavatti, J. A., & Deitos, R. A. (2019). O impacto da formação profissional ofertada, por meio do programa Pronatec, para a ocupação de vagas de postos formais de trabalho, entre 2011 e 2015. Acta Scientiarum. Education, 41(1), e37765. https://doi.org/10.4025/actascieduc.v41i1.37765
Seção
Formação de Professores e Políticas Públicas