v. 8, n. 1 (2015)

DOI: 10.3895/rbect.v8n1

Nesta edição da Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia são apresentados dez artigos aprovados pelo comitê editorial. Eles são provenientes de diversos estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, dentre outros, e trazem uma diversidade de temas, tratados em diferentes pesquisas.

 

No primeiro artigo A Química na Cozinha: possibilidades do tema na formação inicial e continuada de professores os autores Eluzir Pedrazzi Chacon, Marcia Narcizo Borges, Carlos Magno Rocha Ribeiro e Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho apresentam e discutem um curso de extensão desenvolvido para auxiliar o ensino/aprendizagem da Química. Realizado em oito edições entre os anos de 2010 e 2013, além do vídeo “A química na cozinha” como recurso motivador, o curso utilizou outras ferramentas e recursos didáticos visando discutir e estimular os cursistas a utilizarem diversas metodologias em sala de aula. Os autores constataram que o tema “A química na cozinha” mostrou uma grande potencialidade para articular vários conteúdos da Química, podendo ser utilizado como gerador da aprendizagem na Escola Básica.

 

Em Pesquisa em Ensino de Química Experimental: mapeamento das teses e dissertações apresentadas no Brasil de 2002 a 2011, as autoras Heloisa Helena Jesus Ferreira e Carmem Lúcia Costa Amaral apresentam o mapeamento e análise de resumos publicados no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) sobre pesquisas em ensino de Química experimental no período de 2002 a 2011. Vinte e três produções acadêmicas foram analisadas, sendo 19 dissertações e quatro teses.

 

No terceiro artigo Brincoquímica: uma ferramenta lúdico-pedagógica para o ensino de química orgânica os autores João R. de Freitas Filho, Rinnely Cecília Lins de Melo, Juliano C. Rufino Freitas, Ladjane Pereira da Silva R. de Freitas e Jucleiton José R. de Freitas relatam uma experiência que utiliza jogos como metodologia de ensino na aprendizagem de Química Orgânica para auxiliar o ensino de isomeria e funções oxigenadas.A pesquisa foi realizada em uma turma do 3º ano do Ensino Médio e, após a aplicação de jogos, concluiu que o jogo didático é uma ferramenta auxiliar e complementar para o processo de ensino e aprendizagem de conceitos de Química.

 

O artigo dos autores Hamilton Viana Chaves, Osterne Nonato Maia Filho e Armando Sérgio Emerenciano de Melo denominado Educação e microrrelações humanas no Ensino Profissional e Tecnológico discute as relações humanas no ensino profissional e tecnológico, particularmente, as microrrelações. A temática é abordada a partir de três segmentos: os significados da docência, o exercício da alteridade e a formação de vínculos. Alguns encaminhamentos são apontados para dinamizar a educação profissional e tecnológica.

 

O uso de softwares nas aulas de Matemática é o tema do quinto artigo intitulado Estudo das Funções Afins, Quadráticas e Equações Polinomiais com o auxílio do software Winplot no Ensino Médio, de Silvio Márcio Costa de Jesus e Maria Deusa Ferreira da Silva. Além de apresentarem uma pesquisa com o Winplot em sala de aula, os autores trazem relatos e discussões sobre as dificuldades que os professores de matemática ainda encontram em introduzir em suas atividades de ensino o uso de recursos tecnológicos.

 

No sexto artigo Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: uma discussão necessária os autores Dionísio Burak e Márcio André Martins apresentam um estudo sobre as contribuições da Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica, sugerindo algumas etapas para o encaminhamento de atividades com base em duas premissas norteadoras: a escolha do tema e a coleta de dados.

 

O sétimo artigo aborda a questão da influência de crenças religiosas na aprendizagem de conceitos científicos e tem por título Origem do universo, diversidade das espécies e fenômenos da natureza: ciência e religião no ensino médio. Na pesquisa, as autoras Eliane Brígida Morais Falcão e Eliane Dias Trigo utilizaram como instrumento de coleta de dados um questionário que continha perguntas semiabertas, aplicado a duas turmas do ensino médio, uma do primeiro e outra do terceiro ano. Os dados foram analisados à luz da metodologia qualiquantitativa do Discurso do Sujeito Coletivo proposta por Lefèvre & Lefèvre.

 

As autoras Anita Rodrigues Cordeiro, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão e Zélia Maria Soares Jófili trazem o artigo Concepções Científicas: O Seriado House M.D. como propulsor de Mudanças Paradigmáticas. Utilizando dois recursos didáticos em uma sequência de atividades, esquemas baseados em mapas conceituais e mídia televisiva, as autoras apontam que os fenômenos naturais devem ser ensinados para que suas especificidades sejam compreendidas de forma sistêmica, apreendendo toda sua complexidade, resultando em aprendizagens aplicáveis à resolução de questões cotidianas ou profissionais.

 

No nono artigo Uma análise semiótica de atividades de modelagem matemática mediadas pela tecnologia as autoras Karina Alessandra Pessôa da Silva, Adriana Helena Borssoi e Lourdes Maria Werle de Almeida utilizam conceitos da Semiótica Peirceana para inferir como os signos interpretantes são produzidos quando atividades de modelagem ocorrem em um ambiente mediado por certos recursos tecnológicos.

 

No último artigo deste número Avaliando um Ambiente Virtual de Aprendizagem para as aulas de Ciências no nono ano a partir de percepções dos alunos os autores Roberta Dall Agnese da Costa, Caroline Medeiros Martins de Almeida e Paulo Tadeu Campos Lopes relatam um estudo de caso envolvendo 36 estudantes do nono ano. Os procedimentos utilizados na elaboração de um AVA que se tornou um componente complementar à disciplina de Ciências estão descritos. A análise dos dados da pesquisa foi feita através da estatística descritiva e, também, pelo emprego da técnica da análise de conteúdo de Bardin.

 

Convidamos os leitores da RBECT a conhecer os dez artigos, desejando a todos proveitosa leitura e frutíferas reflexões.

 

Profª Dra. Rosinéte Gaertner

Sumário

Artigos

Eluzir Pedrazzi Chacon, Márcia Narcizo Borges, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Lucidéa Guimarães Rebello Coutinho
PDF
Heloisa Helena Jesus Ferreira, Carmem Lúcia Costa Amaral
PDF
João Rufino de Freitas Filho, Rinnely Cecília Lins de Melo, Juliano Carlo Rufino de Freitas, Ladjane Pereira da Silva Rufino de Freitas, Jucleiton José Rufino de Freitas
PDF
Hamilton Viana Chaves, Osterne Nonato Maia Filho, Armando Sérgio Emerenciano de Melo
PDF
Silvio Márcio Costa de Jesus, Maria Deusa Ferreira da Silva
PDF
Dionísio Burak, Márcio André Martins
PDF
Eliane Brigida Morais Falcao, Eliane Dias Trigo
PDF
Anita Rodrigues Cordeiro, Ana Maria dos Anjos Carneiro-Leão, Zélia Maria Soares Jófili
PDF
Karina Alessandra Pessôa da Silva, Adriana Helena Borssoi, Lourdes Maria Werle de Almeida
PDF
Roberta Dall Agnese da Costa, Caroline Medeiros Martins de Almeida, Paulo Tadeu Campos Lopes
PDF


ft_peri

Av. Sete de Setembro, 3165 - Rebouças CEP 80230-901 - Curitiba - PR - Brasil

logo_utfpr