Acta Paul Enferm 2023; 36: eAPE010731

Protótipo de aplicativo para a educação do paciente antes da revascularização miocárdica

Alcides Viana de Lima Neto ORCID logo , Isabelle Pereira da Silva ORCID logo , Simone Karine da Costa Mesquita ORCID logo , Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador ORCID logo , Taciana da Costa Farias Almeida ORCID logo , Patrícia Peres de Oliveira ORCID logo , Isabelle Katherinne Fernandes Costa ORCID logo

DOI: 10.37689/acta-ape/2023AO010731

Resumo

Objetivo

Analisar o conteúdo e usabilidade de um protótipo de aplicativo móvel para apoiar a educação do paciente no pré-operatório de revascularização miocárdica.

Métodos

Estudo metodológico, quantitativo, baseado no referencial design instrucional contextualizado. Na etapa de análise realizou-se revisão de escopo e um estudo qualitativo com 13 pacientes com a finalidade de identificar o conteúdo para compor o aplicativo. Na etapa de design e desenvolvimento estruturou-se o conteúdo. Durante a implementação, procedeu-se a configuração dos recursos e, na avaliação, utilizou-se a técnica Delphi, com a avaliação do conteúdo a partir dos critérios de Pasquali e a usabilidade do aplicativo por meio do ERGOLIST por 20 juízes na primeira rodada e 16 na segunda. Usou-se, para análise, o coeficiente de validade de conteúdo, considerado válido acima de 0,8 e o percentual de concordância igual ou superior a 80%. Realizou-se o teste binomial em cada item para determinar o nível de significância (p<0,05).

Resultados

A análise do conteúdo resultou em um coeficiente de validade de conteúdo superior a 0,8 e percentual de concordância superior a 80% em todos os critérios analisados. Já a usabilidade, apresentou percentual superior a 90% em todos os itens. Todos os itens analisados apresentaram significância estatística. O aplicativo OrientaRVM foi composto por 90 telas que formam o menu inicial e nove seções: entenda mais sobre o coração; entenda a sua doença; entenda a cirurgia de ponte de safena ou ponte mamária; cuidados antes da cirurgia; cuidados após a cirurgia; reabilitação e mudanças no estilo de vida; registros do paciente; agenda; quiz.

Conclusão

O OrientaRVM apresenta conteúdo confiável, funcionalidade adequada e foi recomendado para ser utilizado como recurso auxiliar na educação do paciente antes da revascularização miocárdica.

Protótipo de aplicativo para a educação do paciente antes da revascularização miocárdica

Comentários