Um convite para encontros com escolas outras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.37001/ripem.v11i2.2554

Palavras-chave:

Lugares-Escolas, Decolonialidade, Linhas Abissais, Quilombola, Imagem

Resumo

Neste texto,tomamos como cenário uma dissertação de mestrado intitulada “O que só você vê na escola? Encontros, alunxs, cenas, e...”. Nesta dissertação, duas escolas: a escola rural quilombola Zumbi dos Palmares (Jaraguari-MS) e a escola urbana Padre José Valentim (Campo Grande-MS). A partir desse cenário, e também para a produção desse texto,colocamos em marcha um exercício de produzir com as e os estudantes dessas duas escolas, apostando na força inventivaimagética e fílmica, criando algumas atividades-dispositivos que possibilitaram a invenção de lugares-escolas. Ainda sobre o cenário, também foi proposto para essas e esses estudantes que trocassem suas produções, para que pudessem conhecer os lugares-escolas uns dos outros. Esse exercício de produção com, que fora feito na dissertação, mas permeia este texto, foi feito na direção de pensares-saberes-fazeres decoloniais, que nos ajudaram a estar com essas e esses estudantes para além de uma lógica branca, cristã, masculina, eurocêntrica, etc.;e nos permitempensar em algumas possibilidades, como essa escrita. Com isso, trazemos aqui algumas linhas coloniais que habitam e abrigam escolas, que dão cores, cheiros e sons, que excluem, que potencializam, e que foram produzidas como contornos-convites de invenções outras, em escolas outras, em pesquisas em educações matemáticas outras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barbosa, C. (2017). O espaço em devir no documentário: cartografia dos encontros entre cinema e escola. [Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas]. Campinas.

Belezza, E. O. (2014). Desacostumar os olhos: experimentando (em) vídeos/espaços/poesias. [Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas]. Campinas.

Cai, J., Mok, I. A., Reddy, V., & Stacey, K. (2016). International comparative studies in mathematics: Lessons for improving students’ learning. Springer Nature.

Pereira, E. A. (2014). As relações de autoridade na escola e na família segundo os adolescentes. [Dissertação de Mestrado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo]. São Paulo.

Romaguera, A. R. T.; Wunder, A. (2016). Políticas e Poéticas do Acontecimento: do silêncio a um risco de voz. Revista Brasileira de Estudos da Presença,6(1), 124-146.

Santos, B. D. S. (2007). Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista crítica de ciências sociais, (78), 3-46.

Santos, B. D. S. (2019). O fim do império cognitivo: as afirmações das epistemologias do Sul. Autêntica Editora.

Skliar, C. (2014). Desobedecer a linguagem: educar. Autêntica Editora.

Viana, B. L. N. (2020). O que só você vê na escola? Encontros, alunxs, cenas, e... Dissertação de mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Instituto de Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande.

Publicado

2021-05-01

Como Citar

VIANA, B. L. N.; SANTOS, J. R. V. DOS. Um convite para encontros com escolas outras. Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, v. 11, n. 2, p. 153-172, 1 maio 2021.

Edição

Seção

Artigos