Arq. Bras. Cardiol. 2023; 120(5): e20230290

O Ecocardiograma Intracardíaco Deve Ser Utilizado em Todo Paciente Submetido a Ablação de FA?

Cristiano F. Pisani ORCID logo , Mauricio Scanavacca ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20230290

Este Minieditorial é referido pelo Artigo de Pesquisa "Ablação da Fibrilação Atrial: Impacto da Ecocardiografia Intracardíaca na Redução do Tempo de Procedimento e Internação".

A ablação da fibrilação atrial tornou-se uma técnica amplamente utilizada no tratamento dos pacientes com fibrilação atrial nos últimos 20 anos devido ao melhor conhecimento dos seu mecanismos fisiopatológicos, evolução nas técnicas de isolamento das veias pulmonares e redução das complicações associadas ao procedimento. Nesse período houve grande investimento em novas tecnologias pela indústria, principalmente no aperfeiçoamento das imagens como os sistemas de mapeamento eletroanatômico, desenvolvimento de novos cateteres e novas energias para produzir lesões mais efetivas e duradouras e também com o uso do ecocardiograma intracardíaco (EIC) para adicionar segurança na realização do procedimento ao permitir de maneira instantânea a visualização das estruturas do coração e suas relações com os cateteres e bainhas. ,

O EIC é uma técnica de imagem invasiva que utiliza um cateter especializado em fornecer as imagens ultrassonográficas a partir de uma sonda que está localizada dentro do coração. Apresenta excelente definição de imagem capaz de reconhecer com detalhes o local da fossa oval, localização dos óstios das veias pulmonares. Permite acompanhar o posicionamento e contato adequados da ponta do cateter com as estruturas de interesse durante a aplicação de RF, assim como a monitorização da formação de trombos ou microbolhas e alterações na refringência tecidual que precedem a formação dos chamados “Steam-pops”. Outra vantagem do EIC é que é operado em campo pelo próprio eletrofisiologista, sem a necessidade do ecocardiografista.

[…]

O Ecocardiograma Intracardíaco Deve Ser Utilizado em Todo Paciente Submetido a Ablação de FA?

Comentários

Pular para o conteúdo