Arq. Bras. Cardiol. 2021; 116(6): 1111-1116

Avaliação da Circulação Coronariana após a Cirurgia de Jatene

Mariana Nicoletti Ferreira Baldo, Henrique Simão Trad ORCID logo , Tarcisio José da Silva Junior, Paulo Henrique Manso ORCID logo

DOI: 10.36660/abc.20200095

Este Artigo Original é referido pelo Minieditorial "Artérias Coronárias Após a Operação de Jatene para Transposição das Grandes Artérias: O Papel da Angiografia Coronária por Tomografia Computadorizada no Seguimento".

Resumo

Fundamento

A avaliação da artéria coronária após a cirurgia de Jatene ainda é um desafio clínico.

Objetivo

Correlacionar alterações anatômicas identificadas por tomografia computadorizada cardíaca (TCC) com alterações fisiológicas detectadas na avaliação clínica para diagnosticar obstrução coronária no pós-operatório tardio de pacientes submetidos à cirurgia de Jatene.

Métodos

Este estudo incluiu 61 pacientes consecutivos com idade média de 9,4 anos que foram submetidos à cirurgia de Jatene. Os pacientes realizaram ecocardiografia, eletrocardiografia, teste cardiopulmonar do exercício, e tomografia computadorizada cardíaca para avaliação da capacidade funcional e anatomia da artéria coronária.

Resultados

A tomografia computadorizada cardíaca revelou que somente 3,3% dos pacientes apresentaram estenose da artéria coronária. Esses pacientes eram assintomáticos, e não foram detectados sinais de isquemia miocárdicas pelos exames realizados.

Conclusão

A incidência de anormalidades da artéria coronária é de 3,3% no seguimento tardio de nossa coorte de pacientes submetidos à cirurgia de Jatene. Não existe uma diretriz clara sobre o porquê, quando, e como esses pacientes deveriam ser rastreados, ou o que propor quando pacientes assintomáticos forem diagnosticados com obstrução coronária.

Avaliação da Circulação Coronariana após a Cirurgia de Jatene

Comentários

Pular para o conteúdo