Vantagens e limitações do uso do acesso intraósseo nas urgências e emergências: revisão integrativa

Autores

  • Kamilla Carla Ferreira
  • Thayane Vieira Carvalho
  • Marla Ariana Silva
  • Allan de Morais Bessa
  • Viní­cius Silva Belo
  • Silmara Nunes Andrade
  • Regina Consolação dos Santos
  • Heber Paulino Pena

DOI:

https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4272-4285

Palavras-chave:

Emergências, Enfermagem em emergência, Infusões intraósseas, Métodos

Resumo

Objetivo: Descrever as principais vantagens e limitações do uso do acesso intraósseo nas urgências e emergências. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, que utilizou artigos disponibilizados na Biblioteca Virtual em Saúde, especificamente nas bases de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e MEDLINE, e na Scientific Electronic Library Online, no perí­odo de agosto de 2016 a outubro de 2016. Resultados: Foram encontrados 292 artigos, e feita í  seleção de 31 deles inicialmente. Após os critérios de exclusão, obteve-se como amostra final 09 artigos, agrupados de acordo com o autor, ano de publicação, tí­tulo, objetivo, tipo de estudo e resultados. Conclusão: Ficou claro de que se trata de uma técnica de simples aprendizado e suas complicações são insignificantes. Demonstrou ser usado com segurança em diferentes locais de punção, tanto em adultos quanto crianças. Sendo assim, espera-se que este estudo possa suscitar novas pesquisas sobre a temática.

Biografia do Autor

Kamilla Carla Ferreira

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade de Itaúna (UIT), Minas Gerais.

Thayane Vieira Carvalho

Enfermeira. Pós graduada em Oncologia Multiprofissional pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, São Paulo.

Marla Ariana Silva

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Allan de Morais Bessa

Graduando em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Viní­cius Silva Belo

Biólogo. Mestre em Epidemiologia em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Doutor em Epidemiologia em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Docente da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), campus Centro-Oeste. Docente e coordenador do programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde. Orientador de mestrado e de doutorado.

Silmara Nunes Andrade

Enfermeira. Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Regina Consolação dos Santos

Enfermeira. Mestre em Ciência pela Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Divinópolis.

Heber Paulino Pena

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Itaúna – Minas Gerais.

Publicado

2020-12-09

Como Citar

Carla Ferreira, K. . ., Vieira Carvalho, T. ., Silva, M. A. ., de Morais Bessa, A. ., Silva Belo, V. ., Nunes Andrade, S. ., Consolação dos Santos, R. ., & Paulino Pena, H. . (2020). Vantagens e limitações do uso do acesso intraósseo nas urgências e emergências: revisão integrativa . Saúde Coletiva (Barueri), 10(59), 4272–4285. https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i59p4272-4285

Edição

Seção

Artigos Cientí­ficos