Base nacional comum curricular e a cultura digital: discussões sobre a prática pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29276/redapeci.2021.21.114411.18-31

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar as concepções dos professores acerca da competência da cultura digital presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para alcançar tal propósito, optou-se por uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, com construção de um referencial teórico, em torno das temáticas: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), BNCC e Cultura Digital. Foi realizada a aplicação de um questionário digital, semiaberto composto por 13 perguntas, que contou com a participação de 124 docentes atuantes na Educação Básica, no primeiro semestre de 2020. Os resultados foram organizados, analisados e interpretados a partir das diretrizes de Bardin (2011), os quais evidenciaram que 94% dos sujeitos participantes atuam em escolas públicas e 66% compreendem a cultura digital como ferramenta tecnológica. Desta forma, os dados indicam a importância de debates acerca desta temática, visando trazer avanços para o campo de estudo e maior integração das TDIC ao currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudia Niz, Prefeitura Municipal de Bauru

Mestre em Educação Escolar na UNESP- Araraquara, na linha Formação do professor, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas. Especialização em Educação, Comunicação e Tecnologia em Interfaces Digitais. Especialização em Educação Especial. Possui Licenciatura Plena em Pedagogia (UNESP-Bauru). Ampla experiência docente com Educação de Jovens e Adultos, Ensino Fundamental I e II, Formação Tecnológica Avançada para Professores da Rede Particular e Pública do Estado de São Paulo. Além de lecionar com docentes e discentes da Rede Municipal de Bauru e Ribeirão Preto (8 anos) capacitando para uso das novas tecnologias, incorporando a didática e metodologia avançada para o aprendizado. Trabalhou como Orientadora Educacional da empresa MStech e tutora on-line do curso "Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual" ofertado pelo MEC/UNESP no ambiente TelEduc. Tem experiência em Informática Educacional, e pesquisa a formação do professor para uso das novas tecnologias. Trabalhou como Professora da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista, lecionando para o Ensino Fundamental I. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Bauru no Ensino Fundamental I e na Educação Infantil.

Milena Aparecida Vendramini Sato, Prefeitura Municipal de Bauru

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/FCT (2007), Pós- graduação Lato Sensu, Especialização em Educação Infantil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/FCT (2010) e Mestrado em Docência para a Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- UNESP/FC (2015), na linha de pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica. Participa do grupo de estudos e pesquisas sobre "Tecnologias, Educação e Currículo (GEPTEC), tendo como líder a Profa. Dra. Thaís Cristina Rodrigues Tezani. Atualmente trabalha como docente na Prefeitura Municipal de Bauru e ministra aulas no curso de Pedagogia da Faculdade de Agudos (FAAG).

Adriana Lázaro, Prefeitura Municipal de São Manuel

Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-aprendizagem. É Supervisora de Ensino da rede municipal na cidade de São Manuel/SP. Atuou como Diretora Escolar na EMEF "Milton Monti" por sete anos. Em 2012 especializou-se em Metodologias e Gestão para Educação à Distância, pela Universidade Anhanguera-UNIDERP, e também é Especialista em Psicopedagogia (2001) e Formação do Professor (2005), pela Universidade do Sagrado Coração. Formou-se em Pedagogia pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel em 1999. Desenvolve atividades relacionadas à Educação com foco na formação do professor e novas metodologias de ensino. É mestre pelo Programa de Pós-graduação em Docência para a Educação Básica na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de Bauru, na linha de pesquisa sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Básica. Participa do Grupo de Pesquisas sobre Tecnologias, Educação e Currículo (GEPTEC) da UNESP/Bauru.

Thaís Cristina Rodrigues Tezani, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar e especialização em Psicopedagogia
pela Universidade do Sagrado Coração (2000 e 2002). Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade
Federal de São Carlos (2004 e 2008). Atuou nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas
municipais de Bauru SP como docente e coordenadora pedagógica. Atua como Professor Assistente Doutor no
Departamento de Educação e no Programa de Pós graduação em Docência para a Educação Básica (Mestrado Profissional) da Faculdade de Ciências - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP - Bauru/SP, onde desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, na área de Educação. Atua como professora conteudista na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Tecnologia, Educação e Currículo (GEPTEC) e participa como pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Infância, Família e Escolarização (GEPIFE), cadastrados junto ao CNPq e certificados pela UNESP. 

Downloads

Publicado

2021-03-22