Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/715
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_KelmaJaquelineSoares.pdf252,05 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação e transferência de renda : uma leitura do Programa Bolsa Família em Ceilândia sob a ótica do desempenho escolar
Autor(es): Soares, Kelma Jaqueline
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Programa Bolsa Família
Desempenho escolar
Ensino público
Programas sociais
Data de apresentação: Dez-2007
Data de publicação: 19-Nov-2009
Referência: SOARES, Kelma Jaqueline. Educação e transferência de renda: uma leitura do Programa Bolsa Família em Ceilândia sob a ótica do desempenho escolar. 2007. 56 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso: “Educação e Transferência de Renda: uma leitura do Programa Bolsa-Família em Ceilândia sob a ótica do Desempenho Escolar” tem como objetivo analisar a contribuição do programa de transferência de renda direta Bolsa- Família no que se refere ao desempenho escolar de alunos do Ensino Básico. Além disso, esse trabalho busca trazer maior visibilidade do debate da educação no campo do Serviço Social sob um viés crítico - reflexivo. Para realizar a análise desse fenômeno, buscou-se a aproximação da realidade sóciohistórica dos beneficiados diretos do Programa Bolsa-Família (PBF), além de conhecer a opinião dos profissionais do espaço educacional. Posteriormente, objetivando uma visão mais ampla da execução e gestão do programa foram entrevistados técnicos e especialistas de diferentes órgãos e espaços governamentais que trabalham com essa temática. Essa investigação permitiu demonstrar duas faces do PBF: que enquanto programa de transferência de renda, o PBF consegue atingir sua proposta inicial que é a de garantir melhoria no orçamento das famílias pobres, mas quando é analisada a contribuição desse programa para as outras necessidades humanas, como a educação, percebe-se que ainda há um longo caminho a se percorrer a fim de que esse programa possa ser executado conjuntamente com as outras políticas sociais. Assim, esse trabalho visa contribuir para as produções do Serviço Social com um olhar político da Educação, vista enquanto um direito social a ser executado e ser tomado como compromisso de todos os profissionais que buscam a efetivação do seu projeto ético-político.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.12.TCC.715
Aparece na Coleção:Serviço Social



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.