Os estranhamentos entre aqueles que estavam e aqueles que chegam: representações sobre o espaço e as relações entre indígenas e imigrantes alemães no rio Grande do Sul, Brasil

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr FACCAT.
  • Gabriela Dilly FACCAT.

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p383-398

Palavras-chave:

Imigração alemã. Representações. Relações interétnicas.

Resumo

A pesquisa analisa as representações sobre o espaço natural e sobre a relação existente entre os nativos e os colonizadores da área de colonização alemã no Rio Grande do Sul, construídas em diferentes épocas e contextos, pelo intelectual e político Karl Von Koseritz, pelo jesuíta Ambrósio Schupp e pelo monsenhor Matias José Gansweidt. Privilegiamos em nossa pesquisa os escritos produzidos por Koseritz e Schupp no final do século XIX, colocando os Mucker como exemplo dos colonizadores que foram seduzidos pela natureza selvagem e, com isso, comparados aos nativos que habitavam a região. Num segundo momento, aproximamos nossa análise sobre os escritos de Matias José Gansweidt, que na década de 1940, produziu suas narrativas sobre os ataques dos nativos nas áreas ocupadas pelos imigrantes alemães no Rio Grande do Sul. Discutimos quais os elementos simbólicos presentes nessas narrativas e, em que medida, estas podem ser entendidas como responsáveis, em grande parte, pela difusão de representações negativas sobre os nativos e suas relações com os imigrantes alemães, na passagem do século XIX para o século XX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Luciano Gevehr, FACCAT.
    Daniel Luciano Gevehr é doutor em história (2007) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Possui graduação em história (2000) e mestrado em história (2003) pela mesma Universidade. Autor da Tese Pelos Caminhos de Jacobina: memórias e sentimentos (res)significados. É professor no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), onde atua como Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT). Atua, ainda, como coordenador dos Cursos de História e de Geografia no Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI). É Coordenador Institucional do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES-ISEI). É pesquisador integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos de História da Imigração (CNPq), na Linha de Pesquisa Espaço, Economia e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Seu campo de investigação privilegia, atualmente, as questões que envolvem a problemática do patrimônio cultural, da educação patrimonial, da memória,das sensibilidades, das representações e da produção de narrativas visuais em espaços museológicos associados à imigração alemã no sul do Brasil. Tem experiência na área de História, Patrimônio e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil e do Rio Grande do Sul, Movimento Mucker, Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Processos de Produção dos Espaços Urbanos, Ensino de História, Memória, Gênero, Processos identitários e suas relações com o desenvolvimento regional.
  • Gabriela Dilly, FACCAT.
    Mestranda em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) - FACCAT - RS, com projeto de pesquisa sobre patrimônio e desenvolvimento regional. Possuí Graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História, atuando principalmente no seguinte tema: patrimônio, educação patrimonial, história regional, turismo e cultura. De 2006 a 2012 foi diretora do Departamento Municipal de Cultura de Ivoti, trabalhando com planejamento, administração, divulgação e execução de eventos culturais e turísticos municipais (festas, feiras, seminários) além de manutenção e criação de políticas públicas de valorização e preservação do patrimônio cultural da cidade. Responsável pelo planejamento, criação e organização do Memorial da Colônia Japonesa, entre os anos de 2009 e 2011. Atua como docente na Prefeitura Municipal de Ivoti e no Colégio Marista Pio XII (Novo Hamburgo). É assessora para assuntos culturais na Valorize Assessoria em Turismo, Cultura e Educação - Ivoti - RS - onde planeja, produz e executa projetos culturais.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

GEVEHR, Daniel Luciano; DILLY, Gabriela. Os estranhamentos entre aqueles que estavam e aqueles que chegam: representações sobre o espaço e as relações entre indígenas e imigrantes alemães no rio Grande do Sul, Brasil. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 383–398, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p383-398. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/895.. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 71

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.