A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy

Autores

  • Pedro Rodolpho Jungers Abib Universidade Federal da Bahia
  • Albert Alan de Sousa Cordeiro Professor da Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1644

Palavras-chave:

Educação, Capoeira, Pedagogia, Cultura Popular

Resumo

Este trabalho analisa as práticas pedagógicas presentes no jogo da capoeira, manifestação da cultura popular brasileira oriunda da resistência dos africanos escravizados no Brasil no período colonial. No ensino da capoeira percebe-se que a oralidade é a principal forma de transmissão de saberes, a ancestralidade, através do respeito existente aos capoeiras mais velhos, é uma das principais premissas, ludicidade e musicalidade são características fundamentais. Não podemos nos furtar em mostrar as contribuições que estas pedagogias não escolares podem trazer à educação escolar, promovendo uma profunda reflexão sobre a escolarização, avaliando seus pressupostos políticos, éticos, estéticos e epistemológicos, perpassando pelo currículo a ser adotado, os modelos de avaliação a serem empregados e a didática a ser desenvolvida dentro da prática de ensino, pois todas essas dimensões do educar estão presentes no ensino da capoeira e por vezes se apresentam de formas bem mais inclusivas e respeitosas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Rodolpho Jungers Abib, Universidade Federal da Bahia

Professor Associado II - Faculdade de Educação da UFBA. Coordenador do Grupo de Pesquisa Griô: Culturas Populares, Ancestralidade Africana e Educação. Mestre em Educação (UFBA), Doutor e Ciências Sociais Aplicadas à Educação (UNICAMP) e Pós Doutor em Ciências Sociais (Universidade de Lisboa) e Culturas Lusófonas (Universidade Paris X - Nanterre)

Albert Alan de Sousa Cordeiro, Professor da Universidade Federal do Amapá

Pedagogo (Universidade do Estado do Pará)Especialista em Filosofia da Educação (Universidade federal do Pará)Mestre em Educação (Universidade do Estado do Pará)

Downloads

Publicado

11/05/2018

Como Citar

Abib, P. R. J., & Cordeiro, A. A. de S. (2018). A Educação da Capoeira: uma pedagogia da Cultura Popular / The Education of Capoeira: a popular culture pedagogy. Educação Em Foco, 21(33), 223–241. https://doi.org/10.24934/eef.v21i33.1644