CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS PELA CONSTRUÇÃO DAS USINAS DE SANTO ANTÔNIO E DE JIRAU NO RIO MADEIRA

Authors

  • Eduardo Renato Zimmerli Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR
  • Osmar Siena Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i3.725

Keywords:

Hidrelétricas, Jirau, Santo Antônio, Conflitos Socioambientais

Abstract

O estudo visou caracterizar os principais conflitos socioambientais inerentes à construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira. Documentos sobre a temática foram as fontes dos dados e para tratamento foi adotada a análise de conteúdo. Ao todo, foram localizados mais de 600 documentos sobre conflitos socioambientais inerentes a construção das usinas do Rio Madeira. Foram selecionados aqueles que continham informações relevantes sobre o estudo proposto, perfazendo um total de 205. Os documentos foram tratados por meio dos softwares Atlas.ti 6 da Scientific Software Development e do Microsoft Excel 2010. Para caracterização dos conflitos foi adotada a abordagem de Paul Little quanto a origem e de Glória Vargas quanto ao tratamento de conflitos. Os principais conflitos identificados foram: Licenciamento; Internacional; Étnico - Indígena; Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Bairro Triângulo; Deslocamento Populacional. A principal causa identificada para os conflitos é a disputa pelo controle dos recursos naturais, sendo utilizada a estratégica de Gestão como meio de tratamento. Constatou-se a formação de blocos de resistência, em relação à construção das hidrelétricas, em torno de redes mais experientes e de maior poder de influência. Se não foi conseguido o impedimento das obras, os atingidos pelo Complexo do Rio Madeira aparentemente conseguiram mais avanços que seus pares em relação a eventos similares anteriores.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Eduardo Renato Zimmerli, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Graduado em Administração. Especialista em Auditoria e Perícia Ambiental. Mestre em Administração pela Fundação Universidade Federal de Rondônia UNIR).

Osmar Siena, Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestre em Administração e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) – Mestrado em Administração.

Published

2014-08-08

How to Cite

Zimmerli, E. R., & Siena, O. (2014). CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS PELA CONSTRUÇÃO DAS USINAS DE SANTO ANTÔNIO E DE JIRAU NO RIO MADEIRA. Revista De Gestão Social E Ambiental, 7(3), 89–104. https://doi.org/10.24857/rgsa.v7i3.725

Issue

Section

Artigos