Capa do livro: ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS <br> VOLUME 3

ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
VOLUME 3

Autores: Dhyovana Guerra - Isaura Monica Souza Zanardini - Simone Sandri (Organizadoras)

Esta obra congrega algumas produções dos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES), da Unioeste, e de pesquisadores que dialogam com as pesquisas do referido grupo. Esta coletânea é o volume 3 da tríade intitulada “Estado e Políticas Educacionais”, publicada em comemoração aos 15 anos do GEPPES. Os textos discutem a política educacional numa perspectiva crítica, estabelecem relação com a conjuntura internacional e consideram a Reforma do Estado brasileiro, encaminhada a partir dos anos de 1990, como um marco histórico e analítico importante para o estudo das políticas educacionais da atualidade, dada a complexidade e intensificação dessa reforma até o presente momento. A maior preocupação dos autores é a de analisar as políticas educacionais e contribuir com a produção do conhecimento a partir de perspectiva progressista de educação.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3943-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-3944-9
DOI: 10.24824/978652513943.2
Ano de edição: 2023
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS <br> VOLUME 3
AMANDA MELCHIOTTI GONÇALVES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2017) e Mestrado em Educação pela Universidade do Oeste do Paraná (2020). Doutoranda em Educação pela mesma instituição e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

APARECIDA FAVORETO
Docente Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná; Professora e Pesquisadora no Mestrado e Doutorado em Educação e no Colegiado de Pedagogia da UNIOESTE – Cascavel, PR. Membro e líder do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá; Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá.

DHYOVANA GUERRA
Doutoranda em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Campus Cascavel. Graduada em Pedagogia e Mestra em Educação pela mesma instituição. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

EDAGUIMAR ORQUIZAS VIRIATO
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1985), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1988), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Possui experiência na área de Educação, nos seguintes temas: política educacional, gestão, currículo, formação de professores, ensino médio e educação profissional.

ENEIDA OTO SHIROMA
Doutora em Educação (Unicamp), com pós-doutorado na Universidade de Oxford, Inglaterra. Professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO). Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

FABÍOLA ELIZABETE COSTA FOLETTO
Graduada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná- Foz do Iguaçu. Possui domínio na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, tem experiência como professora de educação infantil e anos iniciais. Atualmente trabalha na Prefeitura Municipal de Medianeira no cargo de professora e na Amesfi – Associação Medianeirense de Surdos e Fissurados, como intérprete. Mestra em Educação na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Cascavel. Especialização em Alfabetização.

IRENI MARILENE ZAGO FIGUEIREDO
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – Campus Cascavel. Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

ISAURA MONICA SOUZA ZANARDINI
Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste – Campus Cascavel. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unioeste – Campus Cascavel. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

JOÃO PAULO DANIELI
Doutorando em Educação, pelo PPGE da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Professor colaborador do Curso de Pedagogia da Unioeste, Campus Francisco Beltrão, PR. Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Sociais (GEPPES/Unioeste) e do Grupo de Pesquisa e Estudos em Formação Humana, Educação e Movimentos Sociais Populares (GEFHEMP/Unioeste).

KARINA DOS SANTOS DE MOURA BUZIN
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, PR. Membro do Grupo de Pesquisa História e Historiografia na Educação (UNIOESTE/CNPq).

LUIZ FERNANDO REIS
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor do curso de graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Campus Cascavel. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (Geppes Unioeste/CNPq) e da Rede de Pesquisas Universitas/Br.

MÁRCIA COSSETIN
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Especialista em História da Educação Brasileira pela Unioeste. Graduada em Pedagogia pela UNIOESTE. Atualmente é Professora Adjunta Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GREPPE).

MARIA SANDREANA SALVADOR DA SILVA LIZZI
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestra em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013), possui graduação em História pela Universidade Paranaense (2002) e graduação em Pedagogia pela Unicesumar (2017). É professora titular do Curso de Pedagogia do Instituto Federal do Paraná – IFPR Campus Pitanga. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Histórico-Cultural, Concepção de Conhecimento e Organização do Ensino, Ensino Médio e Educação Profissional, e Ensino de História.

MARIJANE ZANOTTO
Possui Graduação em Geografia pela Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão – FACIBEL (1995), Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (2000), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (2006) e Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2014). Atualmente é professora adjunta – nível D, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus Cascavel – PR, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores – GPEFOR da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste – Campus Cascavel – PR. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas educacionais, educação superior, gestão e planejamento educacional e avaliação em larga escala.

MAYARA HARUKA WATANABE IIJIMA
Professora da rede municipal de Toledo/PR. Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social (GEPPES).

OLINDA EVANGELISTA
Doutora em História da Educação (PUC/SP), com pós-doutorado na Universidade do Minho, Portugal. Professora Aposentada do Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora do Grupo de Investigação em Política Educacional (GIPE).

ROBERTO ANTONIO DEITOS
Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste (1992), Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Pós-Doutorado em Educação (2012) pela Universidade Estadual de Maringá – UEM – Paraná. Professor Associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Cascavel, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Colegiado do Curso de Pedagogia. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES.

SIMONE SANDRI
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste); Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Unioeste, Campus Cascavel. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional e Social (GEPPES), da Unioeste. Pesquisadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua no campo de pesquisa de Políticas Educacionais com ênfase em Políticas Curriculares para a Educação Básica: Política Curricular e Gestão Educacional/Escolar; Política Curricular e Avaliação em Larga Escala; Público-Privado na Educação.