Construção da carreira do universitário-atleta: percepções e expectativas na transição universidade-trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p679-706

Palavras-chave:

Psicologia do Esporte, Carreira, Transição Universidade-trabalho, Esporte Universitário

Resumo

As pesquisas que se dedicam a compreender a construção da carreira de estudantes universitários que têm participação esportiva destacam as dificuldades que eles enfrentam por terem de lidar com mais uma prioridade ao mesmo tempo: atividades acadêmicas e esportivas, além de outros desafios inerentes à vida universitária. Assim, este estudo objetiva descrever as percepções e expectativas de universitários-atletas sobre a construção de suas carreiras no processo de transição universidade-trabalho, por meio da análise das trajetórias e projetos de vida/carreira. Para tanto, realizou-se um grupo focal com quatro universitários-atletas concluintes do ensino superior. Os dados foram tratados por meio da análise do discurso e organizados em repertórios interpretativos. Os resultados apontam trajetórias marcadas pelo envolvimento esportivo desde criança, como critério de escolha do curso superior, e pela dinâmica da saliência dos papéis que demarca diferenças na identidade. Além disso, observou-se que as aprendizagens decorrem em habilidades transferíveis, ainda que haja falta de apoio institucional. Os projetos refletem as dificuldades em planejar o futuro e o interesse em continuar estudando após a graduação. Implicações teóricas, práticas e para futuras pesquisas são discutidas.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Manoella Fiochi-Marques, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP)

Psicóloga, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP).

Marina Cardoso de Oliveira, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

Psicóloga, doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Lucy Leal Melo-Silva, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, São Paulo (FFCLRP/USP)

Psicóloga, livre docente do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP). Ministra aulas e orienta pesquisa na Graduação e Pós-Graduação em Psicologia, especificamente no domínio da Orientação Profissional e de Carreira. Membro da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais (ABOP) e da International Association Educational Vocacional Guidance (IAEVG). Coeditora da Revista Brasileira de Orientação Profissional. Autora de livros na área da Orientação Profissional e Formação em Psicologia. Pesquisadora CNPq.

Downloads

Publicado

2019-04-29

Como Citar

Fiochi-Marques, M., Oliveira, M. C. de, & Melo-Silva, L. L. (2019). Construção da carreira do universitário-atleta: percepções e expectativas na transição universidade-trabalho. Psicologia Revista, 27, 679–706. https://doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p679-706