Currículos de Matemática: análise das orientações didáticas sobre as grandezas e medidas no ciclo de alfabetização <br> Curricula of Mathematics: analysis of didactic guidelines on quantities and measures in the Literacy Cycle

Autores

  • Janaina Pinheiro Vece Universidade Cruzeiro do Sul http://orcid.org/0000-0001-5812-5146
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.23925/1983-3156.2017v19i3p302-327

Palavras-chave:

Mapeamento, currículo, ciclo de alfabetização, grandezas e medidas.

Resumo

Neste artigo mapeamos os currículos de Matemática do ciclo de alfabetização dos Estados do Brasil. Recorremos a pesquisa de natureza qualitativa com o objetivo de analisar as orientações didáticas sobre as grandezas e medidas. Os documentos foram submetidos à análise de conteúdo a partir das etapas de pré-análise; exploração; e tratamento dos resultados. A pesquisa revela lacunas nos currículos analisados em relação a articulação das grandezas e medidas com outras áreas de conhecimento, a definição de conceitos e subsídios teóricos sobre o processo de construção do conceito de medida.   

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Janaina Pinheiro Vece, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutoranda no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Professora Adjunta da Universidade Paulista na Coordenadoria de Estágios em Educação e Tutora dos cursos de Pós-graduação da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL) – SP

Edda Curi, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professora titular e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul – SP.

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professora titular e vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências da Universidade Cruzeiro do Sul – SP.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Finalizada - Currículo e Educação Matemática