PRESSUPOSTOS ACERCA DOS COMPONENTES FÍSICOS GEOGRÁFICOS NOS ANOS INICIAIS E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS

Autores

  • Izabelle de Cássia Chaves Galvão Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás. - PPGeo
  • Adriana Olívia Alves
  • Malu Ítala Araújo Souza

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85728

Palavras-chave:

Leitura de mundo, Anos Iniciais, Elementos Físicos.

Resumo

Este trabalho está consubstanciado na reflexão sobre a leitura de mundo, durante a construção do conhecimento dos escolares nos Anos Inicias. Possibilitar aos escolares que reconheçam o ambiente onde se relacionam, convivem e crescem, são algumas prerrogativas para que os elementos físicos possam compor a formação cidadã, potencializar e favorecer o raciocínio geográfico. Os objetivos desse trabalho estão pautados em, analisar a leitura de mundo, de forma que os conteúdos dos elementos físicos de Geografia tornem-se relevantes para os escolares que os aprendem. Acreditamos na potencialidade de ensinar esses conteúdos, tendo como ponto de partida a leitura de mundo, pois ela antecede a leitura da palavra. Cabe também neste texto, discutir questões relacionadas ao ensino de Geografia e formação de professores, a fim de compreender como os conteúdos são mobilizados tendo como referência a realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabelle de Cássia Chaves Galvão, Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás. - PPGeo

Graduada em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais. Atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia-IESA/UFG, desenvolvendo pesquisa na linha de Ensino Aprendizagem em Geografia. Tem experiência na área de Ensino de Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Geografia, Climatologia, Estratégias de Ensinagem e Ensino de Geografia Física nos Anos Iniciais.

Downloads

Publicado

2018-09-12