APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E MAPA CONCEITUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Francisca Melo Agapito UFMA
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1083

Palavras-chave:

Aprendizagem. Aulas inovadoras. Construção significativa. Estratégias de ensino.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a percepção de alunos sobre utilização das estratégias pedagógicas denominadas: mapa conceitual e aprendizagem baseada em problemas como potencializadoras do processo de aprendizagem do conteúdo “Políticas públicas para pessoas com deficiência”, no curso de Pedagogia de uma instituição de Ensino Superior no município de Imperatriz-MA. O estudo configura-se como uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa e pautada na análise descritiva. A utilização destes mecanismos possibilitou a melhoria da qualidade das aulas, tornando-as mais atrativas, além de motivar os alunos para o aprendizado do conteúdo proposto através de uma atividade diferente. As estratégias foram extremamente satisfatórias, propiciando o engajamento dos alunos para a realização das mesmas, além de trazer uma nova percepção acerca da construção de conhecimentos e da diversidade de atividades que são possíveis para efetivar a aprendizagem. Nesta perspectiva, essa experiência contribuiu para uma construção significativa, bem como, para tornar as aulas inovadoras para os alunos, proporcionando assim, uma melhor aprendizagem que embasará futuras tomadas de decisão na vida profissional.

Biografia do Autor

Francisca Melo Agapito, UFMA

Especialista em Libras. Mestre em Ensino pelo Centro Universitário UNIVATES. Professora da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Email: franciscaagapito@gmail.com

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, UNIVATES

Doutora em Ciências, ênfase em Ecologia pela UFRGS. Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Mestrado em Ensino da UNIVATES.

Downloads

Publicado

23-12-2016

Como Citar

AGAPITO, Francisca Melo; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS E MAPA CONCEITUAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Signos, [S. l.], v. 37, n. 2, 2016. DOI: 10.22410/issn.1983-0378.v37i2a2016.1083. Disponível em: https://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1083. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos