"CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ" (JOÃO 08:32): SIMULACRO NO DISCURSO POLÍTICO ONLINE

Autores

  • Gabriela de Mello Silva Universidade Federal de Pelotas
  • Aracy Ernst Universidade Federal de Pelotas
  • Vívian Vieira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2019n59a708

Palavras-chave:

discurso político-religioso, simulacro, rede social

Resumo

Ao voltarmos a atenção para o discurso político "online", buscamos compreender a representação mimética produzida imaginariamente nesse espaço discursivo que visa construir um dizer verdadeiro sob as condições históricas instituídas no Brasil atual. Trata-se, no entanto, da construção de um simulacro, i.e., de uma representação que não corresponde à realidade factual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela de Mello Silva, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pelotas. Possui especialização em Marketing e Inovações em Comunicação pela Universidade Católica de Pelotas (2013), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2009). Atua profissionalmente com comunicação digital e mídias sociais. Atualmente, é servidora pública federal, como jornalista, lotada na Secretaria de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, onde é responsável pela estratégia e gestão da comunicação digital e das mídias sociais da universidade. É, também, professora do curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Estratégico da Faculdade de Tecnologia do Senac Pelotas e professora do curso de pós-graduação MBA em Marketing Estratégico na Universidade Católica de Pelotas. De 2010 a 2014, foi coordenadora de mídias sociais na AG2 Publicis Modem, agência de publicidade digital brasileira do Publicis Groupe, atendendo a grandes marcas do cenário brasileiro e mundial. Em 2015, trabalhou no Grupo RBS, uma das maiores empresas de comunicação multiplataforma do país, como uma das líderes do processo de transformação digital dos produtos jornalísticos da empresa. Na área acadêmica e de formação, atua como consultora, palestrante, debatedora e pesquisadora em comunicação digital e redes sociais na internet.

Aracy Ernst, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Curso de Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (1971), Mestrado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980) e Doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Paris III, Sorbonne-Nouvelle, desenvolvendo o trabalho "O discurso proverbial e o discurso das alterações. Elementos para uma análise semântico discursiva" (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teorias da Enunciação e Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: discurso proverbial, reescrituras de contos de fadas, corpo e subjetividade, ideologia e ensino, política e ideologia, política e mídias.

Vívian Vieira, Universidade Federal de Pelotas

Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) na linha Texto, Discurso e Relações Sociais, e atua como Líder Técnica de Social Intelligence na empresa Prodigious BR (Publicis Groupe) e como Consultora de Comunicação na empresa TopWay English School. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (2018), onde atuou como Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e como Bolsista Voluntária no Grupo de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (MIDIARS). Tem experiência e interesse na área de Comunicação e Linguística Aplicada, com ênfase em redes sociais na Internet, discurso mediado pelo computador e difusão de informações na Internet.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Lisboa: Relógio d'Água, 1991.
CHAUÍ, Marilena. Simulacro e poder. Uma análise da mídia. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2006.
DIAS, Cristiane. Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo. São Paulo: Pontes Editora, 2018.
ERNST-PEREIRA, Aracy. A falta, o excesso e o estranhamento na constituição do corpus discursivo. In: Seminário de Estudos em Análise de Discurso, 4. 2009, Porto Alegre, 2009. Disponível em: http: anaisdosead.com.br Anais … 4 SEAD SIMPÓSIOS Aracy Ernst Pereira. pdf>. Acesso: 28 de maio de 2019.
HAROCHE, Claudine. Da palavra ao gesto. Campinas: Editora Papirus, 1998.
PÊCHEUX, Michel. O estranho espelho da Análise de Discurso. In: COURTINE, Jean-Jacques. Análise do discurso político. O discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCAR, 2009.
SOUSA, Jessé. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: Leya, 2015.
ŽIŽEK, Slavoj. O absoluto frágil. São Paulo: Editora Boitempo, 2015.

Downloads

Publicado

2019-12-21

Como Citar

SILVA, G. DE M.; ERNST, A.; VIEIRA, V. "CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARÁ" (JOÃO 08:32): SIMULACRO NO DISCURSO POLÍTICO ONLINE. Cadernos de Letras da UFF, v. 30, n. 59, p. 115-132, 21 dez. 2019.