Banner Portal
Políticas públicas para a formação de professores e contextos emergentes na educação superior
PDF

Palavras-chave

Educação superior. Políticas públicas. Formação de professores. Contextos emergentes. Qualidade.

Como Citar

DALLA CORTE, Marilene Gabriel; SARTURI, Rosane Carneiro. Políticas públicas para a formação de professores e contextos emergentes na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 1, n. 2, p. 160–181, 2016. DOI: 10.22348/riesup.v1i2.7430. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650528. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto refere-se a políticas de formação de professores e a repercussão em contextos emergentes na educação superior, a partir do desenvolvimento de programas como o Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação (PRÓ-CONSELHO) e Observatório de Educação (OBEDUC). Objetiva-se, nesse sentido, analisar as políticas públicas de formação de professores (inicial e permanente), desenvolvidas pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria, e os contextos emergentes na educação superior. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir do estudo de caso, sendo que a análise de dados está embasada na coleta e construção de dados a partir de marcos regulatórios e relatórios alusivos a Programas de Governo já mencionados implementados pelo Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (CE/UFSM). Os estudos vem contribuindo para a compreensão das políticas públicas voltadas para a formação de professores (inicial/permanente) em íntima inter-relação com contextos emergentes na educação superior; o reconhecimento e a compreensão da cultura organizacional e dos processos de gestão dos programas analisados a partir das experiências desenvolvidas pelo CE/UFSM e sua repercussão na qualidade da formação inicial e permanente de professores; uma reflexão crítica acerca da compreensão e o envolvimento dos professores/gestores sobre contextos emergentes na educação superior.

https://doi.org/10.22348/riesup.v1i2.7430
PDF

Revista Internacional de Educação Superior utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.