A INFLUÊNCIA DE UMA ESTRUTURA DE IMPACTO NA MORFODINÂMICA DA BORDA MERIDIONAL DO PLANALTO PAULISTANO: O CASO DA CRATERA DE COLÔNIA, EM SÃO PAULO-SP

Autores

  • Andre Henrique Bezerra dos Santos Universidade de São Paulo (Doutorando) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Professor)
  • Déborah de Oliveira Universidade de São Paulo (Professora Doutora)

DOI:

https://doi.org/10.20502/rbg.v16i4.617

Palavras-chave:

estrutura de impacto, condicionamento estrutural do relevo, evolução do relevo

Resumo

O trabalho tem como objetivo compreender a influência de uma estrutura de impacto pliocênica a oligocênica na morfodinâmica da borda meridional do Planalto Paulistano, em São Paulo (SP), onde se localiza a cratera de Colônia. Com 3,6 km de diâmetro e forte circularidade, a morfologia da cratera é singular na região, na qual predominam morros de topos convexos, esculpidos sobre o embasamento cristalino e sob climas predominantemente úmidos no Quaternário. Elabora-se uma caracterização de elementos sugestivos de condicionamento geológico do relevo e da drenagem, por meio de fotointerpretação, trabalhos de campo e análises morfométricas de Modelos Digitais de Elevação (MDEs). Conclui-se que as deformações produzidas pelo impacto às rochas da região se estendem para além das bordas da cratera, refletindo no estabelecimento de uma rede de drenagem de padrão anelar em seu entorno, sobre as estruturas derivadas do impacto superpostas às estruturas regionais de direção predominante ENE. Além disso, a proeminente assimetria altimétrica de sua crista, mais elevada a SW que a NE, é interpretada como resultado da maior degradação do relevo a NE, conforme apontado a partir de dados geofísicos de seu embasamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Henrique Bezerra dos Santos, Universidade de São Paulo (Doutorando) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (Professor)

Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade de São Paulo (2009), Mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2013) e Doutorando em Geografia Física pela Universidade de São Paulo desde 2013. Atualmente é professor junto ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), e atua em cursos de Licenciatura em: Geografia, Física, Química e Ciências Biológicas.

Déborah de Oliveira, Universidade de São Paulo (Professora Doutora)

Possui bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1992), licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1997) e Doutorado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Doutora do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Pedologia e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: evolução do relevo a partir da rede de drenagem, capturas fluviais, relação solo/relevo, educação em solos, sistemas pedológicos e micromorfologia de solos. É coordenadora do Projeto Solo na Escola, localizado no Parque CienTec da USP.

Downloads

Publicado

31-10-2015

Como Citar

Bezerra dos Santos, A. H., & de Oliveira, D. (2015). A INFLUÊNCIA DE UMA ESTRUTURA DE IMPACTO NA MORFODINÂMICA DA BORDA MERIDIONAL DO PLANALTO PAULISTANO: O CASO DA CRATERA DE COLÔNIA, EM SÃO PAULO-SP. Revista Brasileira De Geomorfologia, 16(4). https://doi.org/10.20502/rbg.v16i4.617

Edição

Seção

Artigos