Análise do Impacto da Geração Distribuída Fotovoltaica na Rede de Baixa Tensão da Celesc

Authors

  • Pierry M. Reinaldo Celesc Distribuição S.A., Florianópolis – SC, Brasil
  • Bruno S. Dupczak Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Florianópolis – SC, Brasil
  • Edison A. C. Aranha Neto Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Florianópolis – SC, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2020.3.0013

Keywords:

Energia Solar Fotovoltaica, Geração Distribuída, Qualidade da Energia Elétrica

Abstract

É cada vez maior a inserção da geração distribuída (GD) nas redes elétricas de baixa tensão, visando o aproveitamento da energia solar fotovoltaica. No atual modelo de compensação de energia, é prevista apenas a injeção de potência ativa, onde não existe qualquer compromisso das unidades geradoras em contribuir com a regulação de tensão do sistema. Para as concessionárias de energia, torna-se necessária a previsão das consequências causadas pelo aumento da penetração da GD nas perdas técnicas, e na qualidade da energia fornecida aos consumidores. Neste contexto, este trabalho apresenta um estudo sobre os impactos causados pela geração distribuída fotovoltaica (GD-FV), na rede elétrica de baixa tensão da Celesc. São avaliados quatro alimentadores, com diferentes perfis de carga, utilizando o programa de simulação OpenDSS. Os resultados mostram alterações no perfil das perdas técnicas e das tensões nos alimentadores, dependendo da potência de GD-FV nas redes elétricas.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Pierry M. Reinaldo, Celesc Distribuição S.A., Florianópolis – SC, Brasil

nascido em 26/01/1982 em Florianópolis, é graduado em Engenharia Elétrica (2010) pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em Engenharia Elétrica (2020) pelo Instituto Federal de Santa Catarina. Atualmente é Engenheiro Eletricista da Celesc Distribuição.

Bruno S. Dupczak, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Florianópolis – SC, Brasil

membro da SOBRAEP desde 2009. Possui graduação (2006), mestrado (2008) e doutorado (2013) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de eletrônica de potência, atuando principalmente nos seguintes temas: fontes de alimentação, transformadores de alta frequência, conversores PWM trifásicos para o acionamento de máquinas elétricas e qualidade da energia elétrica. Atualmente é professor do IFSC no Campus Florianópolis.

Edison A. C. Aranha Neto, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, Florianópolis – SC, Brasil

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná (2004), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de sistemas de energia elétrica, com ênfase em sistemas de transmissão e distribuição, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia multicritério, confiabilidade, perdas, qualidade da energia elétrica e simulação, treinamento e avaliação de operadores. Atualmente é professor do IFSC no Campus Florianópolis.

Published

2020-09-30

How to Cite

[1]
P. M. Reinaldo, B. S. Dupczak, and E. A. C. A. Neto, “Análise do Impacto da Geração Distribuída Fotovoltaica na Rede de Baixa Tensão da Celesc”, Eletrônica de Potência, vol. 25, no. 3, pp. 316–325, Sep. 2020.

Issue

Section

Original Papers