Aplicação Do Controle Repetitivo A Inversor PWM Monofásico Com Filtro LC De Saída Utilizado Em Fonte Programável C.A.

Authors

  • André Filipe B. Oliveira Oliveira Pós-Graduação de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
  • Sidelmo M. Silva Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG
  • Cláudio H. G. Santos Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP
  • Braz de J. Cardoso Filho Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

DOI:

https://doi.org/10.18618/REP.2013.4.11611169

Keywords:

Fontes programáveis c.a., Inversores PWM, Sintonia de controlador repetitivo

Abstract

Esse trabalho objetiva o desenvolvimento de uma estratégia de controle, baseada no controlador repetitivo, para regulação de um inversor PWM com filtro LC de saída, cuja aplicação é uma fonte programável de potência c.a. Para sintonia do controlador, os conceitos de margens de estabilidade e faixa de passagem são utilizados. Simulações do tipo (Processor In the Loop) PIL, além de resultados experimentais, obtidos em um modelo de escala reduzida, são utilizados para validar a estratégia de controle proposta. Os resultados mostram que o controlador desenvolvido consegue rejeitar perturbações provocadas por correntes de carga distorcidas e atracar referências periódicas, evidenciando boa qualidade do controle, tanto em regime transitório, quanto regime permanente. As principais contribuições do trabalho são: (i) comparação da uso do controlador repetitivo e do PI, em aplicações em fontes programáveis c.a; (ii) aplicação de técnicas de sintonia de controladores clássicos em sistema com controlador repetitivo; (iii) apresentação dos resultados da técnica de controle repetitivo associada a controle PI com compensação de realimentações internas da planta, aplicada ao controle de uma fonte c.a. programável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

André Filipe B. Oliveira Oliveira, Pós-Graduação de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

nascido em 12/01/1987 em Brasília-DF é engenheiro eletricista (2009) e mestre (2012) em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas gerais na cidade de Belo HorizonteMG. Suas áreas de interesse são: eletrônica de potência, controle aplicado a sistemas baseados em eletrônica de potência, acionamentos elétricos, eficiência energética e fontes alternativas de energia.

Sidelmo M. Silva, Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

possui graduação, mestrado em doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1997 - Medalha de Ouro, 1999 e 2003). De outubro de 2001 a agosto de 2002, trabalhou no Departamento de Desenvolvimento de Produtos da ABB, na Suíça, onde atuou no desenvolvimento de equipamentos para aplicações em Qualidade da Energia Elétrica. Atualmente é Professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG. Tem experiência nas áreas de projeto de conversores estáticos de potência, sistemas digitais de processamento de sinais para o controle de conversores estáticos, análise e solução de problemas de qualidade da energia elétrica.

Cláudio H. G. Santos, Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP

nascido em 05/10/1982 em Divinópolis, possui graduação em Engenharia Industrial Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2008) e mestrado em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor de engenharia elétrica na Universidade Federal de Ouro Preto. Em 2012, lecionou na União de Negócios e Administração. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência, Sistemas de Controle e Modelagem Computacional.

Braz de J. Cardoso Filho, Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 1987), mestrado em Engenharia Elétrica pela UUFMG (1991) e doutorado em Engenharia Elétrica - University of Wisconsin - Madison (1998). Atualmente é professor da UFMG, atuando principalmente nos seguintes temas: conversores estáticos industriais em baixa e média tensão, acionamento elétrico e qualidade da energia.

Published

2013-11-30

How to Cite

[1]
A. F. B. O. Oliveira, S. M. Silva, C. H. G. Santos, and B. de J. Cardoso Filho, “Aplicação Do Controle Repetitivo A Inversor PWM Monofásico Com Filtro LC De Saída Utilizado Em Fonte Programável C.A”., Eletrônica de Potência, vol. 18, no. 4, pp. 1161–1169, Nov. 2013.

Issue

Section

Original Papers