Práticas experimentais aplicadas ao ensino de Química como ferramenta para a aprendizagem

Autores

  • Sandra Cadore Peixoto Universidade Franciscana - UFN
  • Tiago Barboza Baldez Solner
  • Gabriel de Oliveira Soares
  • Leonardo Fantinel

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.3857

Resumo

Considerando que os recursos didáticos podem ser facilitadores dos processos de ensino e aprendizagem, a proposta deste estudo é relatar uma experiência com a utilização de atividades experimentais na sala de aula de Química/Ciências. Para tal, inicialmente elaborou-se um material de apoio, intitulado “Aprendendo Química”, visando favorecer a execução das atividades experimentais conjugadas com as teóricas. Após, as atividades foram aplicadas em uma turma do Ensino Fundamental de uma Escola Pública do município de Paraíso do Sul - RS, constituída por dezessete alunos do 9º ano, buscando incentivar professores à diversidade de atividades na prática docente e despertar nos alunos o interesse em adquirir conhecimento. Após o desenvolvimento das atividades experimentais, solicitou-se aos alunos que preenchessem um questionário constituído por quatro questões objetivas, com o intuito de avaliar o contexto do aluno perante a Ciência. Frente a isso, a utilização das atividades experimentais descritas neste trabalho, contribuíram para os processos de ensino e aprendizagem relacionados à Ciências/Química, pois permitiu que os alunos se apropriassem dos conhecimentos de forma a poder transformar o seu aprendizado. Os resultados evidenciaram aspectos positivos para a aprendizagem dos alunos, instigando o protagonismo do estudante. Por fim, a experimentação teve um papel relevante na aprendizagem escolar.

Biografia do Autor

Sandra Cadore Peixoto, Universidade Franciscana - UFN

Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Tiago Barboza Baldez Solner

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana.

Gabriel de Oliveira Soares

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Franciscana.

Leonardo Fantinel

Docente no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Franciscana.

Referências

CARVALHO, A. M. P.; VAMUCCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. R.; DE REY, R. C. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 2010.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, jan-abr 2003. p. 89-100.

FEITOSA, R. A. LEITE, R. C. M.; FREITAS, A. L. P. Projeto Aprendiz: interação universidade-escola para realização de atividades experimentais no ensino médio. Ciênc. educ. (Bauru) [online], v.17, n.2, 2011. p.301-320.

FERREIRA, L. H., HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, 2010. p. 101-106.

FONSECA, M. R. M. Completamente química: química geral. São Paulo: FTD, 2001.

GUIMARES, C. C.; Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola, v. 31, n. 3, 2009. p. 198-202.

MALDANER, O. A.; ZANON, L. B. Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

SANTOS, W.L.P; SCHNETZLER, R.P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. 4. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2010.

SAVIANI, O. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 7. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2006.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

PEIXOTO, S. C.; SOLNER, T. B. B.; SOARES, G. de O.; FANTINEL, L. Práticas experimentais aplicadas ao ensino de Química como ferramenta para a aprendizagem. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 13, n. 1, p. 160–173, 2020. DOI: 10.18554/rt.v0i0.3857. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/3857. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência