REPENSANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A INCLUSÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp000i-000v

Palavras-chave:

Educação. Gênero. Trabalho. Educação. Apresentação.

Resumo

Neste volume da Revista Relações Sociais destacamos a projeção deste periódico em 2018, qual seja, sua inserção nos diferentes âmbitos acadêmicos de diferentes instituições universitárias da Europa, América Latina e da América do Norte, confirmada pela filiação de pesquisadores/as ao Comitê Editorial, bem como pela contribuição de autores/as de diferentes nacionalidades. Ao referenciar o papel da educação na formação do cidadão, Paulo Freire nos inspira ao apontar que o principal objetivo da educação é libertação do indivíduo, onde mulheres e homens apreendem a ler o mundo e a dizerem a própria palavra. Paulo Freire defendia que a palavra seria o instrumento, através do qual, mulheres e homens se tornariam sujeitos de sua própria história. Imbuídos. Palavra-ação que recria a percepção de mundo e transforma indivíduos em sujeitos protagonistas de sua própria história que, num processo dialético, buscam dar significado às suas ações e ao mundo material em constante processo de transformação. Inspirados nele, pautamos o compromisso deste periódico com uma educação libertadora e norteada pelos princípios humanistas. Em defesa de uma Educação inclusiva, plural e libertadora, pautamos, fazendo referência a Paulo Freire, que a educação não é um processo neutro. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Reis Marques Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Uninorte Laureates - Manaus/AM

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Mestre em Sociedade e Cultura na Amazonia (UFAM), Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000); complementou seus estudos no Curso Normal Médio: Séries Iniciais e Educação Infantil (2004); Pós-Graduação Latu Sensu em Sociologia/ Projetos Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e Pós-Gradução Latu Sensu em Ensino Religioso pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007); atuou como Professor na Educação de Classes Populares nas Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental no Rio Grande do Sul (2004-2007). Foi Professor de Sociologia e Ciência Política, do Departamento de Sociologia, da UFAM de 2008 até 2010 em Manaus, capital do estado do Amazonas. Atua como professor do Ensino superior na UNINORTE e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa Observatório Social (GEPOS), da UFAM. (Texto informado pelo autor)

Referências

ARAÚJO, Wagner dos. R. M. A. As mulheres Sateré-mawé: nas tramas do trabalho doméstico em Manus. Manaus: Edua, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

____________. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GADOTTI, Moacir. Porque continuar lendo pedagogia do oprimido? Resenha. Pedagogia do Oprimido. 50 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. In. Revista Políticas Públicas. São Luís, v.16, n. 2, p; 459 - 461, jul./dez. 2012.

_________.Educação e poder: introdução à pedagogia do conflito. 6ª ed. São Paulo: Editora Cortez, 1985.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994. – (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor)

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Araújo, W. dos R. M., & Siqueira, A. M. de O. (2018). REPENSANDO A EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A INCLUSÃO SOCIAL. REVES - Revista Relações Sociais, 1(4), 000i–000v. https://doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp000i-000v

Edição

Seção

Apresentação

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.