MIGRAÇÃO VENEZUELANA: REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO VERBAL PRODUZIDA POR ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18471/rbe.v35.45296

Resumo

Objetivo: refletir sobre a comunicação verbal realizada por enfermeiros da Atenção Primária à Saúde no cuidado dirigido ao migrante venezuelano. Método: trata-se de estudo descritivo de caráter qualitativo. Pesquisa realizada com dez enfermeiros distribuídos em nove unidades básicas de saúde da família no município de Boa Vista, Roraima. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados brutos foram gravados e seus conteúdos transcritos para análise de conteúdo. Resultados: as unidades de registros foram organizadas na categoria analítica intitulada: “O idioma como indutor de comunicação verbal prejudicada no cuidado realizado por enfermeiros ao migrante venezuelano na atenção primária à saúde”. Considerações finais: as reflexões sobre a comunicação verbal realizada por enfermeiros da atenção primária à saúde no cuidado dirigido ao migrante venezuelano apontaram o idioma como uma barreira de comunicação. O falar pausadamente, a repetição de mensagens e o esforço para compreensão da língua espanhola foram estratégias adotadas.

Descritores: Comunicação. Barreiras de Comunicação. Enfermeiras e Enfermeiros. Atenção Primária à Saúde. Migração Humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Sérgio da Silva, Universidade Federal de Roraima

Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2016). Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2012). Especialista em Processos de Mudança nos Serviços de Saúde e no Ensino Superior (2009) e Graduado em Enfermagem (2008), ambas cursadas no Centro Universitário Serra dos Órgãos. Atualmente é Professor Efetivo Adjunto A do Curso de Bacharelado em Enfermagem e Professor do quadro permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Mestrado Profissional da Universidade Federal de Roraima - UFRR. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem, Corpo e Saúde (GEPECS - certificado no CNPq pela Universidade Federal de Roraima). Membro filiado da Associação Brasileira de Enfermagem - Seção Amazonas.Os termos: Cuidado, Corpo, Ambientes/Espaços/Cenários de Ensinar e Cuidar presentes na sua produção científica estabelecem diálogos à luz da subjetividade com os domínios do conhecimento saúde e educação, dos quais convergem para área principal de atuação: Enfermagem.

Publicado

2021-11-04

Como Citar

Silva, P. S. da. (2021). MIGRAÇÃO VENEZUELANA: REFLEXÕES SOBRE COMUNICAÇÃO VERBAL PRODUZIDA POR ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE. Revista Baiana De Enfermagem‏, 35. https://doi.org/10.18471/rbe.v35.45296

Edição

Seção

Artigo Original