Instituto Médico de Oftalmologia (IMO): viabilidade para a abertura de hospital

Autores

  • Djair Picchiai EAESP - FGV Possui mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (1983) e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - SP (1991). Professor da Fundação Getúlio Vargas EAESP-FGV do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos desde 1987. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração estratégica e de pequenos negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, estrutura organizacional, gestão de pessoas, organização, administração hospitalar e gestão pública. Trabalha com modelos de gestão para hospitais, universidades e MPEs. A partir março de 2007 colaborou na formulação e implantação do mestrado profissional de administração das Faculdades Campo Limpo Paulista, que foi aprovado pela Capes-Mec em 2008, começando a funcionar em 2009. Participou da aprovação e implantação do Programa de Doutorado Acadêmico em Administração de Micro e Pequenas Empresas. Docente pesquisador permanente dos programas de Doutorado Acadêmico e de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP.Professor titular da disciplina teoria e modelos organizacionais das micro e pequenas empresas desde 2009. Tem mais de 38 anos de experiência no setor público como executivo público.. Tem 41 anos como professor universitário. Tem publicações desde 1977, artigos em revistas qualis, pesquisa realizada pela Fapesp e vários relatórios de pesquisas publicados pelo núcleo de publicações e pesquisas da EAESP-FGV. Possui artefatos desenvolvidos e aplicados em organizações, um de planejamento estratégico e outro de dimensionamento de pessoas em hospitais e pequenas clínicas. Possui material técnico de estruturas organizacionais utilizado por diversas instituições. Prestou serviços de consultorias ´realizadas no setores público e privado.
  • Daniel Vianna Figueiredo EAESP - FGV

DOI:

https://doi.org/10.18316/desenv.v7i3.4228

Palavras-chave:

Estratégia, serviços hospitalares, relato técnico

Resumo

Este relato técnico tem por objetivo estudar a viabilidade do plano de construção e abertura do Instituto Médico de Oftalmologia (IMO1) na cidade de Goiânia. O IMO1 consiste em um projeto de hospital especializado em oftalmologia. Este hospital teve seu projeto iniciado e aprovado pela prefeitura goianiense e suas obras começaram no início de 2014. A sua implementação e o retorno do investimento se basearam nas teorias e nos conceitos de administração de empresas, envolvendo as áreas de marketing, estratégia de mercado e finanças. Utilizou-se metodologia com principal foco na análise de dados secundários sobre setor, concorrência, clientes, população e demografia da cidade. Foi verificada a medida de viabilidade do investimento, se houve geração de valor para seus parceiros e averiguou-se um conjunto de ações que podem apoiar os parceiros da IMO1 em qualquer decisão futura.

Biografia do Autor

Djair Picchiai, EAESP - FGV Possui mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (1983) e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - SP (1991). Professor da Fundação Getúlio Vargas EAESP-FGV do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos desde 1987. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração estratégica e de pequenos negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, estrutura organizacional, gestão de pessoas, organização, administração hospitalar e gestão pública. Trabalha com modelos de gestão para hospitais, universidades e MPEs. A partir março de 2007 colaborou na formulação e implantação do mestrado profissional de administração das Faculdades Campo Limpo Paulista, que foi aprovado pela Capes-Mec em 2008, começando a funcionar em 2009. Participou da aprovação e implantação do Programa de Doutorado Acadêmico em Administração de Micro e Pequenas Empresas. Docente pesquisador permanente dos programas de Doutorado Acadêmico e de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP.Professor titular da disciplina teoria e modelos organizacionais das micro e pequenas empresas desde 2009. Tem mais de 38 anos de experiência no setor público como executivo público.. Tem 41 anos como professor universitário. Tem publicações desde 1977, artigos em revistas qualis, pesquisa realizada pela Fapesp e vários relatórios de pesquisas publicados pelo núcleo de publicações e pesquisas da EAESP-FGV. Possui artefatos desenvolvidos e aplicados em organizações, um de planejamento estratégico e outro de dimensionamento de pessoas em hospitais e pequenas clínicas. Possui material técnico de estruturas organizacionais utilizado por diversas instituições. Prestou serviços de consultorias ´realizadas no setores público e privado.

Possui mestrado em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (1983) e doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - SP (1991). Professor da Fundação Getúlio Vargas EAESP-FGV do Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos desde 1987. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração estratégica e de pequenos negócios, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão estratégica, estrutura organizacional, gestão de pessoas, organização, administração hospitalar e gestão pública. Trabalha com modelos de gestão para hospitais, universidades e MPEs. A partir março de 2007 colaborou na formulação e implantação do mestrado profissional de administração das Faculdades Campo Limpo Paulista, que foi aprovado pela Capes-Mec em 2008, começando a funcionar em 2009. Participou da aprovação e implantação do Programa de Doutorado Acadêmico em Administração de Micro e Pequenas Empresas. Docente pesquisador permanente dos programas de Doutorado Acadêmico e de Mestrado Profissional em Administração da FACCAMP.Professor titular da disciplina teoria e modelos organizacionais das micro e pequenas empresas desde 2009. Tem mais de 38 anos de experiência no setor público como executivo público.. Tem 41 anos como professor universitário. Tem publicações desde 1977, artigos em revistas qualis, pesquisa realizada pela Fapesp e vários relatórios de pesquisas publicados pelo núcleo de publicações e pesquisas da EAESP-FGV. Possui artefatos desenvolvidos e aplicados em organizações, um de planejamento estratégico e outro de dimensionamento de pessoas em hospitais e pequenas clínicas. Possui material técnico de estruturas organizacionais utilizado por diversas instituições. Prestou serviços de consultorias ´realizadas no setores público e privado.

Daniel Vianna Figueiredo, EAESP - FGV

Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. EAESP-FGV

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos Tecnológicos