UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL E CINZA DO BAGAÇO DE CANA-DE-AÇÚCAR PARA A PRODUÇÃO DE ARGAMASSA DE REVESTIMENTO

  • Sergio Tunis Martins Filho Universidade Tecnológica Federal do Paraná/ Docente
  • José Aparecido Canova Universidade ESTADUAL DE MARING-Docente
  • Nayara Soares Klein Universidade Federal do Paraná/ Docente
  • Victor Podanoschi Peixoto Universidade Estadual de Maringá/Discente
Palavras-chave: Argamassa de revestimento, Resíduos, Sustentabilidade

Resumo

Investiga-se a potencialidade de reutilização dos resíduos da construção civil (RCC) e da cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBC) para a produção de argamassa de revestimento em substituição total do agregado miúdo (areia natural quartzosa), em diferentes porcentagens, com o intuito de prover uma destinação final adequada a estes materiais e de refrear a extração e uso da areia como agregado miúdo. A análise da argamassa em estudo foi realizada comparando-a com as características obtidas para um traço de referência composto de cimento e areia. Produziram-se argamassas de revestimento substituindo totalmente o volume de agregado miúdo em cinco diferentes composições: 100% de CBC, 75% de CBC e 25% de RCC, 50% de CBC e 50% de RCC, 25% de CBC e 75% de RCC e 100% de RCC. Os resultados dos ensaios da argamassa no estado fresco e endurecido mostraram a viabilidade de utilização destes materiais, que além de melhorar o desempenho mecânico e manter a retenção de água, promovem uma contribuição sustentável. Destaca-se que o traço com 75% RCC e 25% CBC apresentou melhor resistência à tração e compressão.

Biografia do Autor

Sergio Tunis Martins Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná/ Docente
Docente no departamento de engenharia civil Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/ Apucarana). Doutorando em Engenharia de Construção Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Brasil.
José Aparecido Canova, Universidade ESTADUAL DE MARING-Docente
Docente no departamento de engenharia civil Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutor em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Nayara Soares Klein, Universidade Federal do Paraná/ Docente
Docente no departamento de engenharia civil Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutora em Engenharia da Construção pelo Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha.
Victor Podanoschi Peixoto, Universidade Estadual de Maringá/Discente
Graduado em engenharia civil pela na Universidade Estadual de Maringá (UEM), Brasil

Referências

ABRECON, 2016. Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição. Disponível em: http://www.abrecon.org.br/. Acesso em: 02 jun. 2016.

AGRICULTURA, 2016. Ministério da agricultura. Cana-de-Açúcar. Disponível em: http://www.agricultura.gov.br /vegetal/culturas/cana-de-acucar. Acesso em: 03 jun. 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e tetos: determinação do teor de água para obtenção do índice de consistência-padrão. NBR 13276. Rio de Janeiro: ABNT, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos: determinação da Retenção de água. NBR 13277. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e tetos: determinação da densidade de massa e do teor de ar incorporado. NBR 1378. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Argamassa para assentamento de paredes e revestimento de paredes e tetos: determinação da resistência a tração na flexão e na compressão. NBR 1379. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Rochas e solos. NBR 6502. Rio de Janeiro, 1995.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Grãos de solos que passam na peneira de 4,8 mm: determinação da massa específica. NBR 6508. Rio de Janeiro, 1984.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Agregados: determinação de Composição Granulométrica. NBR NM 248. Rio de Janeiro, 2003.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Agregados: determinação da massa unitária e do volume de vazios. NBR NM 45. Rio de Janeiro, 2006.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Agregado miúdo: determinação de massa específica e massa específica aparente. NBR NM 52. Rio de Janeiro, 2009.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Cimento Portland e outros materiais em pó: determinação da massa específica. NBR NM 23. Rio de Janeiro, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Solo: análise granulométrica. NBR 7181. Rio de Janeiro, 1984.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 307 de 05 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=307. Acesso em: 03 jun. 2016.

CASAREK, H. Materiais de construção civil e princípios de ciência e engenharia de materiais. São Paulo, IBRACON 2007.

CORDEIRO, G. C. Utilização de cinzas ultrafinas do bagaço de cana-de-açúcar e da casca de arroz como aditivos minerais em concreto. Tese (Doutorado em Engenharia Civil). Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

FREITAS, M. I. Os resíduos de construção no município de Araraquara/SP. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente) - Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), 2009.

GOMES, A. O.; NEVES, C. M. M. Proposta de método de dosagem racional de argamassas contendo argilominerais. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 2, n. 2, p. 19-30, 2002.

LEVY, S. M.; HELENE, P. R. L. Durabilidade de concretos produzidos com resíduos minerais de construção civil. In: III Seminário: Desenvolvimento sustentável e a Reciclagem na construção civil: Práticas recomendadas, IBRACON, 3., São Paulo. Anais [...]. São Paulo: IBRACON, 2000. p. 03-14.

MARIANO, L. S. Gerenciamento de resíduos da construção civil com reaproveitamento estrutural: estudo de caso de uma obra com 4.000 m². Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental - Departamento de Hidráulica e Saneamento) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), 2008.

MARTINS, C. H.; ALTOÉ, S. P. S. Avaliação da utilização da cinza de bagaço de cana-de-açúcar na confecção de blocos de concreto para pavimentação. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá (PR), v. 8, p. 39-54, 2015.

MARTINS FILHO, S. T.; MARTINS, C. H. Utilização da cinza leve e pesada do bagaço de cana-de-açúcar como aditivo mineral na produção de blocos de concreto para pavimentação. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, Maringá (PR), v. 10, p. 1205-1224, 2017.

NOVA CANA. A produção da cana-de-açúcar no Brasil e no mundo. 2008. Disponível em: https://www.novacana.com/cana/producao-cana-de-acucar-brasil-e-mundo/. Acesso em: 02 jun. 2016.

O GLOBO. Sustentabilidade. 2015. Disponível em: http://oglobo. globo.com/ sociedade/ sustentabilidade/base-da-construcao-civil-areia-um-dos-recursos-mais-valiosos-explorados-do-mundo-14960573. Acesso em: 03 jun. 2016.

OLIVEIRA, M. S.; SILVEIRA, J. S.; MORATO, J. B.; AVELLAR, G.; VALADÃO, R. C. Impactos ambientais decorrentes da extração de areia, Cachoeira da Prata - MG. In: Simpósio Nacional de Geomorfologia, 9. Anais [...]. Rio de Janeiro, 2012.

PORTAL RESÍDUOS SOLIDOS. Definição de resíduos da construção civil no Brasil. 2015. Disponível em: http://www.portalresiduossolidos.com/definicao-de-residuos-da-construcao-civil-no-brasil/. Acesso em: 03 jun. 2016.

TRISTÃO, F. A. Influência da composição granulométrica da areia nas propriedades das argamassas de revestimento. 1995. 188f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.

Publicado
2019-05-14
Seção
Meio Ambiente