Arranjo Produtivo Local da Fruticultura Irrigada do Vale do Submédio do São Francisco, Pernambuco/Bahia: Fluxos Comerciais e Dinamismo Local

  • Éder Lira de Souza Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Lúcia Maria Góes Moutinho UFRPE
  • Luís Henrique Romani Campos FUNDAJ
Palavras-chave: Arranjo Produtivo Local, Fluxos Comerciais, Vale do Submédio do São Francisco.

Resumo

O Vale do Submédio do São Francisco (VSMSF) é um importante território que abrange municípios de Pernambuco e Bahia. A dinâmica econômica local é promovida pela Fruticultura Irrigada e Vitivinicultura, formando importantes arranjos produtivos e inovativos. A proposta deste artigo é analisar os fluxos comerciais da atividade frutícola, pois uma característica importante de um Arranjo Produtivo Local (APL) é a sua relação econômica, política e institucional com o que está fora do território. Este APL está inserido em um contexto de mercado nacional e global. A parte teórica aborda principalmente os argumentos e metodologias da RedeSist/UFRJ. Também são utilizados bancos de dados institucionais para obtenção de informações sobre produção, fluxo comercial nacional e internacional, censo agropecuário. Esses dados analisam os fluxos comerciais da manga, uva, coco-da-baía e melão. No fluxo internacional, percebe-se que este APL é suscetível às mudanças no cenário econômico dos principais demandantes de seus produtos – Estados Unidos e Países Europeus – causando, portanto, uma dependência. A análise do fluxo interestadual demonstra que não é apenas uma alternativa em períodos de crise internacional, mas também um mercado potencial. O estudo conclui que outros gargalos freiam seu desenvolvimento, como ausência de melhorias na logística e política de inovação.

Biografia do Autor

Éder Lira de Souza Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco
Mestrando em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE) Economista (UFPE-2007) Pesquisador do Núcleo de Economia Solidária da UFPE (NECSO)
Lúcia Maria Góes Moutinho, UFRPE
Professora do Curso de Ciências Econômicas da UFRPE e do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural d(PADR)
Luís Henrique Romani Campos, FUNDAJ
Pesquisador e Diretor de Pesquisas Sociais da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).
Publicado
2016-07-01
Seção
Agronegócio