A cadeia produtiva da tilápia no oeste do Paraná: uma análise sobre a formação de um arranjo produtivo local

Autores

  • Aldi Feiden Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Manoel João Ramos Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0001-5052-9293
  • Antonio Carlos Chidichima Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0003-0563-2560
  • Carla Maria Schmidt Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Mônica Lady Fiorese Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Anderson Coldebella Instituto Federal do Paraná - IFPR

DOI:

https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.8992

Palavras-chave:

Arranjo Produtivo. Desenvolvimento Regional. Piscicultura.

Resumo

Este estudo apresenta uma caracterização da cadeia de produção de filé de tilápia na região oeste do Paraná, bem como uma análise das relações sociais, em forma de rede, entre os principais atores que compõem esta cadeia produtiva. A questão central do estudo consiste em avaliar a existência de condições objetivas de se formar um Arranjo Produtivo Local para o processamento de pescado na região estudada, dada a dinâmica de relacionamento e as diferenças estruturais entre os frigoríficos de pescado, bem como a estrutura de governança que se apresenta para a coordenação do sistema. Para tanto, utilizou-se a técnica de Análise de Redes Sociais, que consiste em um método sistemático sob a forma de grafos que permite analisar a estrutura e as ligações existentes entre os diversos atores que compõem a cadeia produtiva ou rede social. Os resultados apontam a existência de uma relevante estrutura produtiva e de agentes potenciais para a formação de um Arranjo Produtivo Local. Da mesma forma, aponta para a existência de uma importante rede de relacionamentos e de cooperação entre os principais elos e atores da cadeia de produção. Entretanto, é notória a importância da contribuição e envolvimento das instituições de apoio organizacional e institucional para a construção deste espaço de desenvolvimento social, econômico e regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aldi Feiden, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais. Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.

Manoel João Ramos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela Unioeste. Engenheiro de Produção Agroindustrial pela PUC-PR.

Antonio Carlos Chidichima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável. Graduado em Tecnologia de Administração de Pequenas e Médias Empresas pela Unopar-PR

Carla Maria Schmidt, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Administração. Graduada em Secretariado Executivo Bilingüe pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Mônica Lady Fiorese, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Engenharia Química. Graduada em Engenharia Química. Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.

Anderson Coldebella, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestre em Engenharia Agrícola. Graduado em Engenharia de Pesca. Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-15

Como Citar

Feiden, A., Ramos, M. J., Chidichima, A. C., Schmidt, C. M., Fiorese, M. L., & Coldebella, A. (2018). A cadeia produtiva da tilápia no oeste do Paraná: uma análise sobre a formação de um arranjo produtivo local. Redes, 23(2), 238-263. https://doi.org/10.17058/redes.v23i2.8992

Edição

Seção

Redes de Cooperação, Arranjos Produtivos e Desenvolvimento Regional