Avaliação da colonização por bactérias multirresistentes em pacientes admitidos via central de regulação do estado em um hospital filantrópico em Salvador, Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11595

Resumo

Justificativa e objetivos: Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) são consideradas um problema de saúde pública cujo controle pode minimizar a morbimortalidade dos pacientes. A instituição precoce de isolamento de contato para pacientes possivelmente colonizados por microrganismos multirresistentes (MR), pode reduzir sua disseminação os casos de IRAS e custos hospitalares. O objetivo deste estudo foi avaliar a frequência e impacto de culturas de vigilância positivas com microrganismos multirresistentes (MR) após um surto de Enterococcus spp. resistentes à vancomicina (VRE). Métodos: Foram implementadas rotinas de coleta de culturas de vigilância a partir de abril de 2014 para pacientes procedentes de outras unidades de saúde via Central de Regulação do Estado e Município em um hospital filantrópico em Salvador – BA. Resultados: Foram avaliados 663 pacientes no período de dezembro de 2014 a dezembro de 2015, sendo que 42 destes apresentaram cultura de vigilância positiva para microrganismos gram positivos e negativos MR. Após a implementação da rotina de realização de culturas de vigilância, não foram mais detectados surtos na nossa unidade. Conclusão: A rotina de culturas de vigilância pode funcionar como um importante instrumento na prevenção da disseminação de MR. Descritores: Isolamento de Pacientes. Resistência Microbiana a Medicamentos; Monitoramento Epidemiológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Lírio, Hospital São Rafael 2016-atual Hospital Dois de Julho 2014-2016

Médica Infectologista do Hospital São Rafael Médica do SCIH do Hospital Dois de Julho (2014-2016). Esp. em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar (UNESP)

Tuanny Andrade, Hospital São Rafael 2016-atual Hospital Dois de Julho 2013-2016

Enfermeira assistencial no Hospital São Rafael Enfermeira do SCIH do Hospital Dois de Julho (2014-2016). Esp. em Gestão e Controle de Infecção Hospitalar (UNESP)

Ana Verena Mendes, Hospital São Rafael 2007-atual

Coordenadora da Infectologia e Gerente Médica no Hospital São Rafael

Maria Goreth Barberino, Hospital São Rafael 2012-atual

Coordenadora da Microbiologia do Hospital São Rafael

Downloads

Publicado

2019-01-03

Como Citar

Lírio, M., Andrade, T., Mendes, A. V., & Barberino, M. G. (2019). Avaliação da colonização por bactérias multirresistentes em pacientes admitidos via central de regulação do estado em um hospital filantrópico em Salvador, Bahia. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 9(1). https://doi.org/10.17058/reci.v9i1.11595

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL