Associação entre periodontite e fatores sociodemográficos, índice de massa corporal e características do estilo de vida

Autores

  • Tatiana Thier De Borba Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.
  • Patrícia Molz Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, RS Brasil.
  • Caroline Dos Santos Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Diene Da Silva Schlickmann Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Leo Kraether Neto Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Daniel Prá Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
  • Silvia Isabel Rech Franke Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.17058/reci.v6i4.8290

Resumo

Justificativa e Objetivos: as doenças periodontais são bastante prevalentes na população, tornando-se fundamental a necessidade de se identificar os aspectos epidemiológicos relacionados a essas patologias. Assim, objetivou-se avaliar se características do estilo de vida, fatores sócio demográficos e o estado nutricional estariam correlacionados à presença ou não de periodontite, bem como com a sua severidade. Métodos: trata-se de um estudo transversal com 77 indivíduos (40-70 anos de idade), de ambos os gêneros, voluntários da clínica do Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Realizou-se um questionário com a história médica, hábito de fumo e álcool, dados socioeconômicos e antropométricos. Clinicamente, executaram-se os exames de profundidade de sondagem, sangramento à sondagem e perda de inserção clínica de todos os dentes presentes na boca dos sujeitos da amostra que foram divididos em três grupos: saúde periodontal, periodontite moderada e periodontite severa. Resultados: a idade média dos indivíduos foi de 52,32±6,86 anos, sendo a maioria do sexo feminino. O predomínio da doença periodontal severa foi na faixa etária entre 50-59 anos, assim como entre aqueles sujeitos com sobrepeso e obesidade. O consumo de fumo e álcool foi pequeno (18% e 11%, respectivamente). Verificou-se uma associação significativa entre a periodontite e o nível socioeconômico, sendo que nas classes A-B1, a maioria dos indivíduos estava com saúde (61%), enquanto que nas classes C2-D-E, a maioria estava com periodontite severa (47%). Conclusão: a população menos favorecida financeiramente teve maior comprometimento periodontal e, mesmo havendo associação com a periodontite, às demais variáveis não apresentaram diferença significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

Borba, T. T. D., Molz, P., Santos, C. D., Schlickmann, D. D. S., Neto, L. K., Prá, D., & Franke, S. I. R. (2016). Associação entre periodontite e fatores sociodemográficos, índice de massa corporal e características do estilo de vida. Revista De Epidemiologia E Controle De Infecção, 6(4), 185-190. https://doi.org/10.17058/reci.v6i4.8290

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL