EDUCAÇÃO COM IDENTIDADE DO CAMPO: O SURGIMENTO DAS EFAS NO BRASIL

Autores

  • José Antonio Moraes do Nascimento Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0083-1918
  • Marlon Antonio Bianchini Escola Família Agrícola de Vale do Sol – EFASOL

DOI:

https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15466

Palavras-chave:

Escolas Famílias Agrícolas, Ditadura Militar, Educação do Campo.

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender o surgimento das Escolas Famílias Agrícolas no Brasil, durante o período da ditadura militar. Neste sentido, inicialmente será apresentada uma breve contextualização sobre a ditadura e alguns dos seus impactos. Posteriormente, será traçado um panorama histórico em torno do surgimento das Escolas Famílias Agrícolas na França, Itália e África. Para finalizar, o texto apresenta um estudo mais aprofundado e com um caráter de análise a respeito da experiência da Pedagogia da Alternância no Brasil, a partir do caso do Espírito Santo e da Bahia, atentando para o surgimento das Escolas Famílias Agrícolas e suas articulações, buscando entender os elementos que influenciam nas articulações das EFAs em território nacional, frente ao momento político abordado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Antonio Moraes do Nascimento, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e dos Cursos de História e Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul. Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail: josenasc@unisc.br

Marlon Antonio Bianchini, Escola Família Agrícola de Vale do Sol – EFASOL

Professor da Escola Família Agrícola de Vale do Sol – EFASOL. Técnico em Agricultura. Graduado de História pela - Universidade de Santa Cruz do Sul.

Referências

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2ª ed. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

BARROS, Edgard Luiz de. Os governos militares. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1992.

CALIARI, Rogério Omar. Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Local. Dissertação. Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2002.

CALIARI, Rogério Omar. A presença da família camponesa na Escola Família Agrícola: o caso de Olivania. Tese. Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.

CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. A Escola Família Agrícola do Sertão: entre os percursos sociais, trajetórias pessoais e implicações ambientais. Tese. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

DE BURGHGRAVE, Thierry. Vagabundos, não senhor. Cidadãos brasileiros e planetários: Uma experiência educativa. Orizona (GO): UNEFAB, 2011.

FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves (Org.). O Brasil republicano. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014. v.

FERREIRA, Jorge; GOMES, Ângela de Castro. 1964: O golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura militar no Brasil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Filosofia e História da Educação Brasileira. 1ª ed. Barueri, SP: Monole, 2003.

MARIRRODRIGA, Roberto Garcia; CALVO, Pedro Puig. Formação em alternância e desenvolvimento local: O movimento educativo do CEFFA no mundo. Tradução: Luiz da Silva Peixoto. Belo Horizonte: O Lutador, 2010.

NOSELLA, Paolo: Origens da pedagogia da alternância no Brasil: 2ª ed. Vitória: EDUFES, 2014.

PICOLOTTO, Everton Lazzaretti. As mãos que alimentam a nação: agricultura familiar, sindicalismo e política. Tese. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

ZAMBERLAN, Sergio. Formação e desenvolvimento sustentável. Dissertação. Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, 2003.

ZAMBERLAN, Sergio. MEPES: início da longa caminhada. 1963-1980. Espírito Santo. MEPES, 2018.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Nascimento, J. A. M. do, & Bianchini, M. A. (2020). EDUCAÇÃO COM IDENTIDADE DO CAMPO: O SURGIMENTO DAS EFAS NO BRASIL. Ágora, 22(2), 110-130. https://doi.org/10.17058/agora.v22i2.15466

Edição

Seção

Tema Livre