Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

“Acredito que nossas práticas verbais afetam nossas ações” (Matos, 1981, p. 3).

A frase de Maria Amelia Matos, homenageada do Dossiê que abre esse número da revista Psicologia USP, ressalta a possibilidade de modificar nossas ações por meio de nossas “práticas verbais”. Seguindo essa perspectiva, a revista Psicologia USP, mais uma vez, investe no compromisso de divulgar conhecimento científico em Psicologia como forma de alterar nossas ações.

O Dossiê em homenagem a Maria Amelia Matos cumpre, sobretudo, a função de destacar o papel de Maria Amelia Matos na construção do conhecimento produzido ainda hoje em Psicologia no âmbito nacional e internacional. Suas prodigiosas e exemplares contribuições na formação de alunos e pesquisadores, no desenvolvimento do Instituto de Psicologia da USP e na consolidação de diferentes linhas de pesquisa marcam a produção científica atual analisada nos artigos que compõem o Dossiê. Esses artigos tratam de alguns dos diversos temas de pesquisas com os quais Maria Amelia Matos trabalhou: controle aversivo, controle do comportamento por regras, leitura recombinativa, metodologias de pesquisa em Análise do Comportamento e aprendizagem relacional.

Mais cinco artigos compõem esse número da revista Psicologia USP. O primeiro artigo desse conjunto apresenta uma análise da literatura sobre memória de reconhecimento social em ratos e propõe alternativas adicionais para o estudo da sociabilidade em roedores. O segundo artigo trata da tomada de decisão oferecendo fundamentos para a análise de um novo conceito de “intuição decisional”. O terceiro artigo apresenta uma pesquisa que investiga algumas práticas educacionais aplicadas a indivíduos com surdez e seus efeitos promissores. O quarto artigo conduz uma análise das teorias e autores nos quais Michael Maffessoli se baseou para desenvolver uma visão de sujeito e problematiza a existência de sujeito na abordagem de Maffesoli. Por fim, o quinto artigo fornece uma análise crítica das atividades artísticas realizadas em serviços de saúde mental enfatizando alternativas de inclusão para a população em questão.

Como pode ser visto na composição desse número e, seguindo a proposta editorial da revista Psicologia USP, os artigos apresentados abordam temáticas relevantes que retratam a diversidade própria da Psicologia.

Paula Debert

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Dez 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2010
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Bloco A, sala 202, Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira, 05508-900 São Paulo SP - Brazil - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revpsico@usp.br