Acessibilidade / Reportar erro

Estudo da influência dos íons K+, Mg2+, SO4(2-) e CO3(2-) na cristalização biomimética de fosfato de cálcio amorfo (ACP) e conversão a fosfato octacálcico (OCP)

Study of the influence of K+, Mg2+, SO4(2-) and CO3(2-) ions in the biomimetic crystallization of amorphous calcium phosphate (ACP) and conversion into octacalcium phosphate (OCP)

Resumo

The crystallization of hydroxyapatite (HA) in aqueous solution can be described by the mechanism ACP -> OCP -> HA. In this work, it was studied the influence of K+, Mg2+, SO4(2-) and CO3(2-) ions in the formation of ACP and in its conversion to OCP, using biomimetic coatings on metallic substrates of commercially pure titanium (Ti c.p.). The results showed that Mg2+ and CO3(2-) ions favored both the formation of ACP and its conversion to OCP. Differently, K+ and SO4(2-) ions did not influence the formation of ACP and, consequently, interfered in the conversion to OCP.

biomimetic coating; amorphous calcium phosphate; octacalcium phosphate


biomimetic coating; amorphous calcium phosphate; octacalcium phosphate

ARTIGO

Estudo da influência dos íons K+, Mg2+, SO42- e CO32- na cristalização biomimética de fosfato de cálcio amorfo (ACP) e conversão a fosfato octacálcico (OCP)

Study of the influence of K+, Mg2+, SO42- and CO32- ions in the biomimetic crystallization of amorphous calcium phosphate (ACP) and conversion into octacalcium phosphate (OCP)

Anahí Herrera Aparecida* * e-mail: aherrera@posgrad.iq.unesp.br ; Marcus Vinícius Lia Fook; Márcio Luis dos Santos; Antonio Carlos Guastaldi

Departamento de Físico-Química, Instituto de Química, Universidade Estadual Paulista, R. Francisco Degni, s/n, 14800-900 Araraquara – SP, Brasil

ABSTRACT

The crystallization of hydroxyapatite (HA) in aqueous solution can be described by the mechanism ACP ® OCP ® HA. In this work, it was studied the influence of K+, Mg2+, SO42- and CO32- ions in the formation of ACP and in its conversion to OCP, using biomimetic coatings on metallic substrates of commercially pure titanium (Ti c.p.). The results showed that Mg2+ and CO32- ions favored both the formation of ACP and its conversion to OCP. Differently, K+ and SO42- ions did not influence the formation of ACP and, consequently, interfered in the conversion to OCP.

Keywords: biomimetic coating; amorphous calcium phosphate; octacalcium phosphate.

INTRODUÇÃO

Durantes as décadas passadas, as biocerâmicas de fosfato de cálcio têm sido amplamente utilizadas em aplicações médicas, ortopédicas e odontológicas, como recobrimentos ou materiais densos para a reposição e reparação do tecido ósseo, devido à similaridade química e estrutural com a apatita biológica, que propicia a interação direta com o tecido ósseo1-4. Uma forma conveniente de classificar os fosfatos de cálcio é através da razão molar entre os átomos de cálcio e fósforo - Ca/P, a qual varia de 0,5 a 2,0 conforme mostra a Tabela 1. Os fosfatos de cálcio podem ser sintetizados por precipitação a partir de soluções contendo íons Ca2+ e PO43-, sob condições alcalinas ou ácidas.

A hidroxiapatita – HA, por constituir o principal componente mineral dos ossos, é o fosfato de cálcio mais utilizado como biocerâmica, seja como recobrimento ou material denso1. Contudo, além da HA, vários outros fosfatos de cálcio também ocorrem em calcificações normais e patológicas, o que vem despertando interesse significativo nas possibilidades de utilização destes materiais como biocerâmicas5. A Tabela 2 relaciona diversos fosfatos de cálcio e suas ocorrências em sistemas biológicos.

A utilização de HA em recobrimentos tornou-se popular em implantes dentários e ortopédicos devido às seguintes vantagens: rápida adaptação óssea, não formação de tecido fibroso, íntima adesão implante/tecido, tempo de cicatrização reduzido e maior tolerância a imprecisões cirúrgicas. A estas vantagens podem estar associadas outras características, como um sistema de manutenção do osso ao redor da área recoberta que aumenta a tolerância às mudanças ósseas naturais inevitáveis6. Apesar de todas estas vantagens, o uso clínico da HA é limitado devido à sua lenta biodegradação. Estudos efetuados por longos períodos de tempo têm mostrado que a HA começa a ser reabsorvida gradualmente após 4 a 5 anos de implantação. A reabsorção é uma característica desejada para biomateriais nos quais o processo de degradação é concomitante com a reposição do osso em formação5.

Fosfato de Cálcio Amorfo – ACP

Quando fosfatos de cálcio são precipitados a partir de soluções aquosas supersaturadas, com pH neutro ou alcalino, uma fase amorfa metaestável forma-se rapidamente nos estágios iniciais da reação7,8. Esta fase é denominada fosfato de cálcio amorfo – ACP, cuja fórmula é Ca3(PO4)2.nH2 O, com n = 3 a 4,5, e que corresponde à hidroxiapatita deficiente em cálcio - HAD com composição Ca9H2(PO4)6 .n'H2O.

Alguns autores descrevem que ACP se converte diretamente a HA, contudo, a formação de fosfato octacálcico – OCP – como fase intermediária pode ocorrer e é descrita por outros autores8,9.

Embora não pareça existir em quantidade detectável nos tecidos duros dos vertebrados, o ACP tem sido encontrado em muitos sistemas biológicos e como parte da composição de recobrimentos obtidos por aspersão térmica ("plasma-spray"). Esta fase de apatita tem sido relatada como responsável pela otimização das propriedades mecânicas destes recobrimentos, especialmente a adesão a superfícies metálicas, e das propriedades biológicas. O aumento da quantidade de ACP em recobrimentos melhora a osteocondutividade, contudo pode ocasionar a degradação do material, danificando sua integração biológica com o tecido vivo10.

Fosfato Octacálcico – OCP

O fosfato octacálcico (OCP) - Ca8H2(PO4)6 .5H2O - apresenta importância biológica tanto quanto o ACP e a HA, pois é um importante precursor na formação de ossos e dentes. O OCP tem estrutura similar à HA e, freqüentemente, aparece como um intermediário em sua formação. Em solução aquosa, esta fase pode ser considerada como uma fase de transição, pois é formada como intermediária na conversão do ACP a HA, segundo o mecanismo ACP®OCP®HA, que pode ser influenciado por diferentes fatores, tais como temperatura, pH e composição da solução9,11,12.

Entre as técnicas de recobrimento o método biomimético vem se destacando entre os demais, pois possibilita a mimetização do processo biológico de formação de tecidos rígidos. Inicialmente proposto por Kokubo et al.13, este método utiliza uma solução aquosa denominada "Simulated Body Fluid - SBF" de composição e pH similares ao fluido corpóreo. Dentre as diversas vantagens apresentadas por este método, pode-se destacar a possibilidade de controle de espessura da camada, tamanho de grãos e diversidade de forma cristalina.

Tanto no meio biológico quanto em solução aquosa como a SBF, a formação de apatitas ocorre em meio contendo, além de íons Ca2+ e PO43-, íons-traços essenciais tais como: Mg2+, HCO3-, K+ e Na+. Alguns destes íons apresentam propriedades específicas frente à formação de HA e de outras fases de apatita9,14,15. O objetivo deste trabalho foi estudar a influência dos íons K+, Mg2+, SO42- e CO32- na formação da fase precursora ACP e na sua conversão a OCP. Utilizaram-se neste trabalho soluções biomiméticas com composições variadas e substratos metálicos de titânio comercialmente puro - Ti c.p.

PARTE EXPERIMENTAL

Amostras de Ti c.p., depois de cortadas nas dimensões de 0,5 X 1,0 X 0,3 cm, foram lixadas com lixas d'água de granulometria 180 mesh, limpas em ultra-som por 15 min em mistura de acetona e álcool etílico e 15 min em água desmineralizada. Logo após, foram colocadas em solução de NaOH 5M por 24 h em estufa a 60 ºC e, então, secas por 3 h, também em estufa a 60 ºC. Para analisar o efeito da composição da solução SBF na obtenção das fases ACP e OCP, seis diferentes soluções foram preparadas, com reagentes de grau analítico e água desmineralizada, como mostra a Tabela 3.

Na Tabela 3, a solução denominada SBF 0 é a solução padrão utilizada pelo método biomimético, com a presença de todos os íons em sua composição. Com a utilização da solução modificada SBF 1, avaliou-se o efeito da ausência dos íons-traços essenciais na formação das fases de apatita em estudo. Nas soluções denominadas SBF 2, 3 e 4, os íons em estudo foram Mg2+, K+ e SO42-, respectivamente, todos na concentração de 1mM. O comportamento do íon CO32- foi avaliado em duas concentrações, 3 e 5 mM, utilizando-se as soluções SBF 5 e 6, respectivamente.

As amostras foram mantidas em cada SBF a 37 ºC por 7 dias, efetuando-se a troca da solução a cada 48 h.

Os recobrimentos obtidos foram analisados utilizando-se as técnicas de microscopia eletrônica de varredura (MEV), usando microscópio JEOL-JSM, modelo T-330 A acoplado a espectrômetro de energia dispersiva de raios X - EDX e à câmera fotográfica; difratometria de raios X – DRX, utilizando um difratômetro de raios X Siemens D5000 com varredura angular entre 10 e 70º com passo de 0,02 (2q), sendo que o tempo de passo foi de 1,0 s para cada amostra; espectroscopia no infravermelho médio – IV (com número de ondas de 4000 a 400 cm-1), realizada com espectrômetro Perkin Elmer, FT-IR Spectrometer-Spectrum 2000 de reflectância difusa Drift Collector.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Recobrimento por SBF 0

Por imersão em SBF 0, obteve-se sobre a superfície do Ti c.p. um recobrimento compacto e de grãos esféricos com trincas de aproximadamente 10 µm. Por EDX, notou-se que o recobrimento é composto somente pelos elementos Ca e P, em uma razão Ca/P de 1,45. A caracterização por DRX mostrou que este recobrimento é composto por uma mistura de fases correspondentes ao fosfato octacálcico (OCP) e à hidroxiapatita deficiente em cálcio (HAD) – Ca9,04(PO4)6(OH) 1,68, Figura 1. O espectro de IV mostrou bandas características de grupos PO4 em 387, 646, 984 e 1144 cm-1, P-OH em 515 cm-1 e apatita carbonatada do tipo B em 1464 e 876 cm-1, que pode ser atribuída também ao grupo P-OH.


A formação de ACP a partir de uma solução aquosa envolve um período de indução (tACP), o qual pode ser alterado mediante as condições de temperatura, pH e composição da solução. A presença de íons Mg2+, CO32-, F-, P2O74- e poliacrilatos reduz significantemente este período. Diferentemente, a presença de íons como Na+ e K+ não altera este período de indução9.

Após sua cristalização, o ACP sofre hidrólise originando OCP ou HA, segundo o mecanismo9:

ACP ® OCP ® HAD (Ca/P < 1,67) ® HA (Ca/P = 1,67) ou ACP ® HA

O estudo do comportamento hidrolítico do ACP mostra que o mecanismo da conversão é governado por um processo de dissolução-reprecipitação, devido à alta solubilidade da fase amorfa comparada à fase cristalina. Em pH fisiológico (7,4), a hidrólise do ACP é descrita por um processo em duas etapas. Na primeira, ocorre a diminuição da razão Ca/P da fase sólida (inferior a 1,5) associada ao aumento do pH e ao aumento da razão Ca/P da solução (maior que 1,5). Na segunda etapa, um aumento na razão Ca/P do sólido é observado devido ao consumo de íon OH- da solução e uma diminuição da razão Ca/P da solução. Esta etapa é caracterizada como hidrólise do OCP a hidroxiapatita10.

A partir dos dados obtidos, pode-se notar que a composição da solução SBF 0 possibilitou a cristalização completa do ACP, devido à redução do tACP ocasionada pela presença dos íons Mg2+ e CO32- e sua total conversão a OCP. Esta última fase converteu-se parcialmente a HA deficiente em cálcio, conforme o mecanismo mostrado.

Recobrimento por SBF 1

O recobrimento obtido por imersão em SBF 1 apresentou morfologia característica de fase amorfa de fosfato de cálcio, composta por grãos esféricos9. A presença dos elementos Ca e P deu-se em uma razão de 1,4. Por DRX, Figura 2, observou-se que somente a fase ACP estava presente no recobrimento. O espectro de IV, Figura 2cS, confirmou os resultados obtidos por DRX, pois apresentou bandas características dos grupos PO4 (em 662 e 1301 cm-1) e P-OH (em 1045 cm-1) e da fase amorfa de fosfato de cálcio (em 573 cm-1). Além destas bandas, o recobrimento apresentou bandas referentes ao grupo CO32- da apatita carbonatada tanto do tipo A (em 1557 cm-1) quanto do tipo B (em 1409 e 1468 cm-1), caracterizando uma apatita carbonatada do tipo AB. Mesmo a solução SBF 1 não contendo o íon CO32- em sua composição, a presença de apatita carbonatada no recobrimento é possível pela reação entre os íons OH- da apatita com CO2 do ar, durante o período de imersão, segundo a reação9:

2OH-(apatita) + CO2(ar)® CO32-(apatita) + H2O

O fato da solução SBF 1 conter, além dos íons Ca2+ e PO43-, somente os íons Na+ e Cl- contribuiu para a obtenção majoritária de ACP no recobrimento, pois estes íons não alteram tACP, não favorecendo sua conversão a OCP.


Recobrimento por SBF 2

Por imersão em SBF 2, obteve-se um recobrimento com morfologia característica das fases amorfa de fosfato de cálcio e OCP, este último caracterizado por cristais orientados perpendicularmente semelhante a agulhas (acuniformes)11,12,15. Por DRX, observou-se somente a presença destas fases, Figura 3. A razão Ca/P foi de 1,35. O espectro de IV apresentou bandas características dos grupos P-OH no intervalo de 1000-1104 cm-1 e PO4 em 573 cm-1, que pode ser também atribuída à fase amorfa de fosfato de cálcio, confirmando os resultados obtidos por DRX. Bandas de apatita carbonatada do tipo A apareceram em 1457 e 1528 cm-1.


A presença do íon Mg2+ na solução possibilitou a obtenção de OCP, pois favoreceu a cristalização completa do ACP, por diminuição do tACP, e, conseqüentemente, sua transformação parcial a OCP.

Recobrimento por SBF 3

O recobrimento obtido por imersão em SBF 3 apresentou morfologia predominante de fosfato de cálcio amorfo, resultado confirmado por DRX, Figura 4. A razão Ca/P foi de 1,42. O espectro de IV apresentou bandas características dos grupos P-OH em 944-1119 cm-1, PO4 em 573 cm-1, que pode ser atribuída também à fase amorfa de fosfato de cálcio, e apatita carbonatada do tipo A em 1457 e 1528 cm-1.O comportamento desta solução assemelhou-se à solução SBF 1, indicando a não interferência do íon K+ em tACP.


Recobrimento por SBF 4

Por imersão em SBF 4 obteve-se um recobrimento composto por grãos esféricos característicos de fosfato de cálcio amorfo. A razão Ca/P foi de 1,5. Os resultados do DRX confirmaram a presença majoritária ACP, Figura 5. O fenômeno de formação desta fase é semelhante ao ocorrido pela imersão das amostras em SBF 1 e 3, ou seja, a composição da solução não possibilitou a redução de tACP, interferindo desta forma na sua conversão a outras fases de apatita. O espectro de IV exibiu bandas características dos grupos PO4 (em 564 cm-1), P-OH (em 944 -1119 cm-1) e apatita carbonatada do tipo A e B (em 1536 e 1468 cm-1, respectivamente).


Recobrimento por SBF 5

O recobrimento obtido pela imersão em SBF 5 apresentou morfologia característica das fases ACP e OCP, ou seja, composto por grãos esféricos e cristais em forma de agulhas. Estas observações foram confirmadas pela análise do DRX, o qual apresentou picos característicos destas fases, Figura 6. A presença dos elementos Ca e P deu-se em uma razão de 1,46. O espectro de IV apresentou bandas dos grupos PO4 em 465 e 593 cm-1, P-OH em 944-1119 cm-1, apatita carbonatada do tipo A em 880 e 1457 cm-1 e apatita carbonatada do tipo B em 870 cm-1, que pode também ser atribuída ao grupo PO4.


Pode-se notar que o íon CO32- na concentração de 3 mM possibilitou a cristalização completa do ACP, favorecendo, dessa forma, sua conversão parcial a OCP.

Recobrimento por SBF 6

O recobrimento obtido por imersão nesta solução apresentou em sua morfologia aglomerados entre partículas esféricas maiores que aquelas características da fase ACP e agulhas características do OCP. A presença dos elementos Ca e P deu-se em uma razão de 1,53. Os resultados de DRX confirmaram as observações anteriores, pois apresentaram picos característicos somente da fase OCP e de apatita carbonatada AB, Figura 7. Dessa forma, nota-se que nesta concentração (5 mM) os íons CO32- apresentam maior eficiência na diminuição do período de indução da cristalização do ACP. As bandas exibidas por espectroscopia de IV foram características dos grupos PO4 (em 454, 544 e 595 cm-1), P-OH (em 879 e 944-1095 cm-1) e apatita carbonatada dos tipos A e B (em, respectivamente, 1547 e 1311, 1468 cm-1).


A elevada concentração do íon CO32- nesta solução possibilitou, além da cristalização completa do ACP, sua conversão total a OCP.

CONCLUSÃO

Os resultados obtidos neste trabalho confirmam a influência da composição da solução biomimética na obtenção de diferentes fases de apatita. A cristalização de ACP foi possível com a utilização de todas as soluções em estudo, sendo que a composição de tais soluções determinou a presença desta fase como majoritária ou como mistura juntamente com OCP ou ainda na sua conversão direta a OCP. A presença majoritária de ACP no recobrimento só foi observada quando se utilizou soluções contendo os íons K+ e SO42-, tendo em vista que estes íons não alteraram tACP. A conversão desta fase a OCP somente foi possível com a presença dos íons Mg2+ e CO32-. O comportamento do íon CO32- tornou-se acentuado na concentração de 5 mM, onde foi observada a conversão direta de ACP a OCP.

MATERIAL SUPLEMENTAR

No material suplementar, disponível gratuitamente em http://quimicanova.sbq.org.br na forma de arquivo PDF, estão contidas as Figuras referentes a MEV, EDX e IV dos recobrimentos obtidos, Figuras 1S a 7S.

Recebido em 15/5/06; aceito em 29/9/06; publicado na web em 28/5/07

Material Suplementar



  • 1. Campbell, A. A.; Mater. Today 2003, 26.
  • 2. Feng, Q. L.; Cui, F. Z.; Wang, H.; Kim, T. N.; Kim, J. O.; J. Cryst. Growth 2000, 210, 735.
  • 3. Hench, L. L. Em An Introduction to Bioceramics; Hench, L. L.; Wilson, J., eds.; World Scientific: Londres, 1993, caps. 1-4.
  • 4. Hanawa, T. Em The Bone-Biomaterial Interface; Hanawa, T., ed.; University of Toronto Press: Toronto, 1991, cap. 5.
  • 5. Kawachi, E. Y.; Bertran, C. A.; Reis, R. R.; Alves, O. L.; Quim. Nova 2000, 23, 518.
  • 6. Kay, J. F.; Dental Clin. North Am 1992, 36, 1.
  • 7. Kim, S.; Ryu, H. S.; Shin, H.; Jung, H. S.; Hong, K. S.; Mater. Chem. Phys. 2005, 91, 500.
  • 8. Abbona, F.; Baronnet, A.; J. Cryst. Growth 1996, 165, 98.
  • 9. Kanazawa, T. Em Inorganic Phosphate Materials; Kanazawa, T., ed.; Elsevier: Tóquio, 1989, caps. 1-6.
  • 10. Somrani, S.; Banu, M.; Jemal, M.; Rey, C.; J. Solid State Chem. 2005, 178, 337.
  • 11. Graham, S. ; Brown, P. W.; J. Cryst. Growth 1996, 165, 106.
  • 12. Barrere, F.; Layrolle, P.; Blitterswijk, C. A. V.; Groot, K.; Bone 1999, 25, 107S.
  • 13. Kokubo, T.; Acta Mater. 1998, 7, 2519.
  • 14. Barrere, F.; Blitterswijk, C. A. V.; Groot, K.; Layrolle, P.; Biomaterials 2002, 23, 1921.
  • 15. Dekker, R. J.; Bruijn, J. D.; Stigter, M.; Barrere, F.; Layrolle, P.; Blitterswijk, C. A. V.; Biomaterials 2005, 26, 5231.
  • *
    e-mail:
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      13 Ago 2007
    • Data do Fascículo
      Ago 2007

    Histórico

    • Recebido
      15 Maio 2006
    • Aceito
      29 Set 2006
    Sociedade Brasileira de Química Secretaria Executiva, Av. Prof. Lineu Prestes, 748 - bloco 3 - Superior, 05508-000 São Paulo SP - Brazil, C.P. 26.037 - 05599-970, Tel.: +55 11 3032.2299, Fax: +55 11 3814.3602 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: quimicanova@sbq.org.br