Acessibilidade / Reportar erro

Medical mycology

LIVROS BOOK REVIEW

KWON-CHUNG, K.J. & BENNETT, J.E. - Medical mycology. Philadelphia, Lea & Febiger, 1992. 866p. ill. ISBN: 0-8121-1463-9.

Micologia médica, de K.J. Kwon-Chung & John E. Bennett, conceituados micologistas do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas de Bethesda, Maryland, recentemente publicada é um livro verdadeiramente magistral na especialidade, condensando de maneira atualizadíssima tudo o que diz respeito às infecções fúgnicas de interesse em patologia humana. A obra em apreço é dedicada à memória de Chester W. Emmons, mentor e amigo fraterno daqueles eminentes mestres. Ricamente ilustrado, nossa impressão é a de que, neste século nenhum trabalho se equivale ao escrito por K.J. Kown-Chng & John E. Bennett.

O livro em apreço tem seis capítulos com um apêndice, este último contendo dados sobre contaminantes fúngicos frequentemente encontrados em laboratórios, meios de cultura e reagentes e um glossário especializados. Em cada capítulo há uma bibliografia atualizada, facilitando ao leitor a coleta de material bibliográfico. O que se destaca no volume em apreço é a colaboração de uma pesquisadora com um clínico, ambos de excelente formação científica e que se competam, de maneira feliz e harmoniosa na exposição de assuntos micológicos e anátomo-clínicos.

A patologia de cada doença fúrgica é analisada de maneira profunda, com rica documentação iconográfica. Nada há a criticar nesta obra enciclopédica, texto de consulta obrigatória para os micologistas, principalmente os que se dedicam à micologia médica.

No capítulo sobre paracoccidioidomicose, os autores se valeram principalmente do livro sobre paracoccioidomicose, que publicamos em 1982, com a colaboração de Gildo Del Negro e o saudoso Prof. A.M. Fiorillo, de Ribeirão Preto.

Acompanhando a trajetória brilhante deste dois micologistas americanos, louvo o exaustivo trabalho por eles realizado, comprimentado-os pela magnífica obra realizada que tanto analtece nossa especialidade.

Prof. Carlos da Silva Lacaz

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    11 Set 2006
  • Data do Fascículo
    Dez 1992
Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br