Acessibilidade / Reportar erro

Consórcios intermunicipais de saúde no estado de São Paulo: situação atual

Resumos

O artigo apresenta os resultados de um levantamento realizado sobre a situação dos consórcios intermunicipais de saúde no estado de São Paulo, analisando-os em quatro aspectos básicos: base jurídica e estruturação administrativa, serviços prestados, formas de financiamento e recursos humanos.

Consórcio intermunicipal; planejamento; regionalização; administração pública municipal; poder local


This article describes the results of a research on health intermunicipal consortium in São Paulo state, and analyzes them in four basic issues: legal and administrative structure, provided services, financial means, and human resources.

Intermunicipal consortium; planning; regional health services; municipal public administration; local power


ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Consórcios intermunicipais de saúde no estado de São Paulo: situação atual

Ana Thereza Machado JunqueiraI; Áquilas Nogueira MendesII; Maria do Carmo Meirelles T. CruzIII

IArquiteta e Urbanista, Mestranda em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo e Técnica do Cepam. E-mail: cepam@cepam.com.br

IIDoutorando em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp e Técnico do Cepam. E-mail: aquilasm@gdv.com.br

IIIAdministradora Pública e Mestre em Administração e Planejamento Urbano pela EAESP/FGV, Técnica do Cepam e Professora da Pós- Graduação da Faculdade Tibiriçá e da Universidade Sudoeste Paulistano. E-mail: casi@nutecnet.com.br

RESUMO

O artigo apresenta os resultados de um levantamento realizado sobre a situação dos consórcios intermunicipais de saúde no estado de São Paulo, analisando-os em quatro aspectos básicos: base jurídica e estruturação administrativa, serviços prestados, formas de financiamento e recursos humanos.

Palavras-chave: Consórcio intermunicipal, planejamento, regionalização, administração pública municipal, poder local.

ABSTRACT

This article describes the results of a research on health intermunicipal consortium in São Paulo state, and analyzes them in four basic issues: legal and administrative structure, provided services, financial means, and human resources.

Key words: Intermunicipal consortium, planning, regional health services, municipal public administration, local power.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

NOTAS

Esta pesquisa foi elaborada pelos técnicos da Fundação Prefeito Faria Lima-Cepam: Ana Thereza Machado Junqueira, Áquilas Nogueira Mendes e Maria do Carmo Meireles Toledo Cruz, com a colaboração de Adriana Almeida Prado, Suzana B. de Souza Santos, Mariana Moreira e do estagiário Fernando Cesar Santos Figueiredo. Foi apresentada no V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e no V Congresso Paulista de Saúde Pública, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP), em 27 de agosto de 1997, em Águas de Lindóia.

1. A Fundação Prefeito Faria Lima-Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) é um órgão vinculado à Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo que presta assessoria e consultoria aos municípios.

2. Há 645 municípios no estado de São Paulo.

3. A estimativa populacional do IBGE em 1º de julho de 1997, para o estado de São Paulo, publicada no DOU de 28 de agosto de 1997, é de 34.752.225 habitantes.

4. Essa classificação é utilizada pelo Cepam.

5. Conforme a Norma Operacional do SUS 01/93, foram estabelecidas três formas de enquadramento dos municípios nesse sistema, denominadas condições de gestão: incipiente, parcial e semiplena. A condição de gestão incipiente assume as responsabilidades sobre a contratação e a autorização do cadastramento de prestadores, para programar e autorizar as internações e os procedimentos ambulatoriais das unidades de saúde e também o gerenciamento das unidades ambulatoriais existentes no município. A gestão parcial responsabiliza-se por todas as ações da incipiente, recebendo mensalmente recursos financeiros relativos à diferença entre um teto estabelecido para as suas atividades ambulatoriais e hospitalares e o gasto efetivamente realizado correspondente aos serviços produzidos pelas unidades hospitalares e ambulatoriais localizadas no município. A semiplena implica transferir ao município a possibilidade e as condições de planejar seu sistema de saúde, a competência de se relacionar com os prestadores, a definição de tetos financeiros e metas para o prestador da totalidade dos serviços localizados no município, bem como a efetiva gerência de todos os instrumentos técnicos e administrativos de gestão.

6. Serviço de emergência em caso de acidentes rodoviários.

7. Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA) e Sistema de Informações Hospitalares (SIH).

8. A maioria dos consórcios de saúde realizam a transferência mensalmente. Entretanto, em outros consórcios, a cota de contribuição pode ser bimestral, semestral ou em função de projetos específicos.

  • BRASIL (país). Lei nş 8080, 19 set. 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, n.82, p.18055-9, 10 set. 1990a.
  • BRASIL (país). Lei nº 8142, 28 dez. 1990b. Dispõe sobre as condições de participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS
  • LEX: Coletânea de legislação básica: Nova Política de Financiamento do SUS Brasília, 1991, p.27-8.
  • BRASIL (país). 1997 - O Ano da Saúde no Brasil - Ações e Metas Prioritárias. Brasília: Ministério da Saúde, mar. 1997a. p.6.
  • BRASIL (país). O consórcio e a gestão municipal em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 1997b. 32 p.
  • CEPAM. Consórcio intermunicipal: estudos, pareceres e legislação básica. Informativo Jurídico, São Paulo, FPFLCepam, n.11, 1995. 72 p.
  • CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. Brasília: Senado Federal, 1988. 292 p.
  • MENDES, EUGÊNIO V. Uma agenda para a saúde São Paulo: Hucitec, 1996. p.284-95.
  • JUNQUEIRA, T. M. A. Consórcio intermunicipal, um instrumento de ação. Revista Cepam, São Paulo, v.1, n.2, p.29-35, abr./jun. 1990.
  • SÃO PAULO (estado). Lei Complementar, de 9 de março de 1995. São Paulo: Assembléia Legislativa, 1995. 53 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Set 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 1999
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br