Promoção da saúde: revisão integrativa sobre conceitos e experiências no Brasil

Palavras-chave: Promoção da saúde, Política de saúde, Sistemas de saúde, Revisão

Resumo

Objetivo: analisar os diferentes conceitos e experiências, acerca da Promoção da Saúde. Métodos: foi realizada uma revisão integrativa na base de dados Scientific Electronic Library Online, utilizando os descritores Promoção da Saúde e Promoção em Saúde, publicados entre 2006 e 2015. Foram pré-selecionados 728 artigos. Resultados: após a leitura dos resumos, foram selecionados 157 artigos, divididos em duas categorias: conceitos e experiências realizadas. Considerações finais: dentre as principais conclusões, destaca-se a amplitude de conceitos e práticas relacionadas à Promoção da Saúde. Ganham relevância as práticas educativas, como distribuição de folders, formação de grupos e rodas de conversas, com vistas a mudanças de comportamentos individuais.

Biografia do Autor

Rafaele Garcia Sonaglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Júlia Schvarstzhaupt Lumertz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Rafael Cerva Melo, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
Enfermeiro e Sanitarista. Especialista em Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
Cristianne Maria Famer Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Bacharel em Comunicação Social, Doutorado em Educação, Departamento de Saúde Coletiva (Descol), Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Publicado
2019-05-14
Como Citar
1.
Sonaglio RG, Lumertz JS, Melo RC, Rocha CMF. Promoção da saúde: revisão integrativa sobre conceitos e experiências no Brasil. J. nurs. health. [Internet]. 14º de maio de 2019 [citado 29º de março de 2024];9(3). Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/11122
Seção
Revisão Sistemática e Integrativa/ Systematic and Integrative Review