Mulheres negras ocupando espaços por meio de narrativas e “escrevivências”

Autores

  • Mariana Alves de Sousa UNESP
  • Maria Valéria Barbosa UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-13

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões sobre a importância de ampliar o debate interseccional a favor da construção de narrativas descoloniais. Nosso objetivo é evidenciar como a metodologia da escrevivência pode corroborar o processo emancipação de mulheres negras na sociedade como sujeito.

PALAVRAS-CHAVE: Interseccionalidade. Escrevivência. Mulheres negras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Alves de Sousa, UNESP

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrado em Sociologia pelo Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio/UNESP Marília). Possui pesquisas sobre interseccionalidade relacionada ao Ensino de Sociologia.

Maria Valéria Barbosa, UNESP

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciência, campus Marília. Atua nos cursos de graduação de Ciências Sociais e Pedagogia e Pós-graduação em Ciências Sociais na mesma instituição. Tem experiência de ensino e pesquisa na área de Sociologia da Educação, com ênfase nos seguintes temas: negro e educação, análise política educacional, processos de ensino e aprendizagem e Teoria Histórico-cultural, Ensino de Sociologia, cidadania e direitos humanos.

Downloads

Publicado

2020-12-30

Como Citar

Sousa, M. A. de ., & Barbosa, M. V. . (2020). Mulheres negras ocupando espaços por meio de narrativas e “escrevivências”. Caderno Espaço Feminino, 33(2), 267–285. https://doi.org/10.14393/CEF-v33n2-2020-13

Edição

Seção

Artigos