Narrativas, atividades e práticas na formação docente para a cultura digital

Autores

  • Lauro Roberto Lostada Universidade Federal de Santa Catarina
  • Dulce Márcia Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7764

Palavras-chave:

Educação a Distância, Cultura Digital, Formação Docente.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a relação entre as narrativas, as atividades propostas e as realizadas no Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. As análises aqui apresentadas referem-se a um estudo documental, a partir do qual se pôde fazer uma análise dos conteúdos de cada um dos módulos do curso, bem como das atividades propostas e realizadas pelos cursistas ao longo de sua trajetória de estudos. Os elementos que serão apresentados no trabalho possibilitam o debate sobre a necessidade de uma formação para além da tessitura tradicional do conhecimento, cujo alicerce se constitui sobre a palavra escrita; apontando para a necessidade de se consolidar um projeto educacional dialógico, reflexivo e crítico, que permita o encontro entre os professores como forma de alicerçar um movimento permanente em vista do conhecimento das múltiplas formas de escrita do mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lauro Roberto Lostada, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pelo Centro Universitário FACVEST, graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catariana – UFSC. É servidor público estadual da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catariana, atuando na Escola de Educação Básica Irmã Maria Teresa como Assistente Técnico Pedagógico.

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e da Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (PPGE/CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do grupo de Pesquisa EDUMIDIA - Educação, Comunicação e Mídias (CNPq). Bolsista Produtividade CNPq. Graduada em Comunicação Social (FAAP/SP), Mestre em Sociologia Política (UFSC), Doutora em Engenharia de Produção (UFSC).

Referências

BAUMAN, Zygmund. Amor Líquido. São Paulo: Zahar, 2004.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

FERNANDES, Margarida Ramires. Mudança e Inovação na Pós-modernidade: perspectivas curriculares. Porto, Portugal: Porto Ed., 2000.

FREIRE, Paulo. A Importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1988.

GÓMEZ, Ángel I. Pérez. La cultura escolar em la sociedad neoliberal. In: FARIAS, Isabel Maria Sabino de. Repercussão das políticas educacionais na escola: inovação, mudança e cultura docente. GT: Estado e Política Educacional, nº 05, UECE, 1998.

HARGREAVES, Andy. O ensino como profissão paradoxal. Revista Pátio. Educação – agenda para o século XXI. Porto Alegre: ARTMED, Ano IV, nº 16, fev/abr de 2001.

KUHN, Thomas. A estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva, 1975.

LUCKESI, Cipriano, et al. O leitor no ato de estudar a palavra escrita. In: Fazer universidade: uma proposta metodológica. São Paulo: Cortez, 1987.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Ofício de cartógrafo: Travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

MARTON, Scarlett. A terceira margem da interpretação: Müller-Lauter revisita Nietzsche. In: MARTON, Scarlett. Extravagâncias: Ensaios sobre a filosofia de Nietzsche. São Paulo: Discurso Editorial, 2009.

MENDES, Angelista de A. R. et al. A relação histórica da educação a distância com a inclusão social e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação. In: Anais do 1º Encontro de Pós-Graduação em Educação da UNIR. Porto Velho – RO: EDUFRO, 2010.

ZAGURY, Tânia. O professor refém: para pais e professores entenderem porque fracassa a educação no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Downloads

Publicado

2018-05-31

Como Citar

Lostada, L. R., & Cruz, D. M. (2018). Narrativas, atividades e práticas na formação docente para a cultura digital. Momento - Diálogos Em Educação, 27(1), 300–315. https://doi.org/10.14295/momento.v27i1.7764

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.