A Transparência Administrativa e Comunicação Pública: análise do caso “funcionários fantasmas” da Assembleia Legislativa do Maranhão

Autores

  • Asmynne Barbara Barbosa dos Santos Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pela UFMA e em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).
  • José Ferreira Júnior Professor do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PGCULT) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com pós-doutorado em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).

DOI:

https://doi.org/10.13037/ci.vol18n37.4465

Palavras-chave:

Direito à Informação, Interesse Público, Comunicação Pública

Resumo

Este artigo analisa a comunicação pública na efetivação do direito à informação, mediante a utilização de ferramentas digitais do portal da transparência, abordando os prejuízos que a ausência desse direito gera para a sociedade. A abordagem teórica tem respaldo, entre outros autores, em Zémor, Matos, Bresser-Pereira. Foi utilizada metodologia qualitativa no estudo de caso sobre a reação da Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA) diante da questão dos “funcionários-fantasmas”. A análise constatou que o portal da transparência da ALEMA não usa ferramentas de comunicação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-08-08