A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.75640

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Gestão escolar, Formação política

Resumo

O objetivo da discussão é realizar um mapeamento e discussão da produção sobre políticas e gestão da educação no Brasil e suas interfaces no campo da formação política de professores da educação básica. Para isso, analisamos o sentido das políticas e gestão emergentes na educação, e também averiguamos as possíveis propostas contemporâneas para a formação política de educadores, lançando as bases teóricas de modos (trans)formadores de prática, na contramão do mundo capitalista neoliberal. O trabalho contempla algumas políticas da educação e os saberes que insurgem e se renovam no tempo presente, alimentando formas de (re)existência do ser professor. Em tempos de crise, a jornada do professor brasileiro da educação básica à pós-graduação é exaustiva e desvalorizada, exigindo ações imediatistas, rápidas e desconectadas de projetos conjuntos. A pesquisa hermenêutica contextualiza a atitude permanente de revisão de estudos, tendo como horizonte de criação as estratégias formativas conectadas às políticas educacionais. É inspirada na (re)construção de conhecimentos e referências do campo, buscando entender a experiência da formação política e cidadã do professor que estamos vivendo, para que seja possível abrigar a pluralidade do humano.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE) e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/CNPq  e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Amarildo Luiz Trevisan, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM Universidade Luterana do Brasil/ULBRA

Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professor Colaborador do PPG Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pesquisador PQ 1D-CNPq e Consultor/Avaliador de projetos CNPq, CAPES, INEP e FAPESB. Formação: Pós-Doutor em Humanidades - Universidade Carlos III de Madri (UC3M - 2014-2015); Doutor em Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2000); Mestre em Filosofia - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1992); Especialista em História (FUBRAE - Goiânia 1986); Graduado em Filosofia - Faculdade Imaculada Conceição (FAFIMC/UFRGS, 1982). Atua na área de Filosofia da Educação em suas interfaces com a formação de professores e a pesquisa educacional na perspectiva da hermenêutica e da teoria crítica.

Fabiane Rodrigues dos Santos, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestranda em Educação pela Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas, no Programa de Pós-Graduação em Educação, Linha de Pesquisa Culturas, Linguagens e Tecnologias na Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Atualmente é Professora dos Anos iniciais da Prefeitura Municipal de Ivoti/RS. Tem experiência na área de Educação e é membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

Conte, E., Trevisan, A. L., & Santos, F. R. dos. (2023). A formação política e cidadã do professor: luta pelo humano. Revista Teias, 24(74), 38–54. https://doi.org/10.12957/teias.2023.75640

Edição

Seção

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América