Empretecer o currículo: por uma comunidade escolar [e não-escolar] antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2023.74776

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, educação antirracista, pedagogia decolonial, currículo.

Resumo

O entendimento da escola como uma comunidade amorosa nos provoca a imaginar e produzir um currículo antirracista. Empretecer o currículo significa quebrar estereótipos e produzir outros imaginários sobre a população negra, seja brasileira ou afrodiaspórica. Se a representação negra no currículo tradicional é marcada pela vitimização, submissão, subalternização ou pela exotização dessa população, reforçadas pelas datas comemorativas, a Lei 10.639/03 possibilita forjar outras representações, emancipatórias. Por ocasião dos vinte anos de promulgação dessa lei, pretende-se discutir a possibilidade de ‘empretecer’ o currículo para construir uma comunidade escolar [e não-escolar] antirracista. Desde uma perspectiva epistêmica decolonial, o texto explora e se ancora nas proposições de Bell Hooks, inspiradas nas ideias freirianas, para pensar um currículo antirracista.    

Biografia do Autor

Luce Elena Diogo da Silva, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mulher, negra, filha de Edvar da Silva e Alzira Diogo da Silva. Licenciada em Pedagogia (PUC-SP/2000); pós-graduada em Psicopedagogia (Faculdade de Tecnologia de Rio Claro) e em Linguagens da Arte (USP); professora de artes cênicas, desde 1997; Mestranda em Educação no Programa de Pós-graduação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul/ USCS. Uma das raras mulheres negras a ocupar cargo de gestão em escolas particulares; atualmente é Coordenadora Educacional (Ensino Fundamental) da Escola Móbile (SP). 

Sanny Silva da Rosa, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Graduada em Pedagogia (PUC-SP/1983); Mestre e Doutora em Educação (Currículo/PUC-SP/1996 ); estudos de pós-doutoramento em Políticas Educacionais, sob supervisão do Prof. Stephen J. Ball, Dept. Sociology of Education, Institute of Education of University College of London (2010-2011); docente e pesquisadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, linha de pesquisa: políticas e gestão educacional. 

 

Downloads

Publicado

05-08-2023

Como Citar

Silva, L. E. D. da, & Rosa, S. S. da. (2023). Empretecer o currículo: por uma comunidade escolar [e não-escolar] antirracista. Revista Teias, 24(74), 55–69. https://doi.org/10.12957/teias.2023.74776

Edição

Seção

Políticas de currículo para a docência na Ibero-América