Orientações de enfermagem para pessoas com estomia intestinal em cenário extra hospitalar: scoping review

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68677

Palavras-chave:

Enfermagem, Estomia, Educação em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Acesso aos Serviços de Saúde.

Resumo

Objetivo: mapear na literatura as orientações de enfermagem para pessoas com estomias intestinais na atenção primária à saúde e centros de referência. Método: scoping review desenvolvida em abril e maio de 2022, em bases nacionais e internacionais e fontes de literatura cinzenta. Utilizou-se os descritores: Ostomia; Colostomia; Ileostomia; Educação em Saúde; Atenção Primária; Serviços de Saúde e suas traduções no inglês. Seguiu-se as etapas recomendadas pelo Joana Briggs Institute e registrou-se na plataforma Open Science Framework. Resultados: foram identificados 2242 estudos, sendo 17 selecionados para composição amostral. As orientações versaram predominantemente sobre autocuidado com estomia e pele periestomal, escolha de equipamentos coletores e adjuvantes e aspectos sobre aceitação e adaptação. Conclusão: Identificou-se na literatura as principais orientações de enfermagem dirigidas às pessoas com estomia. O estudo contribui para prática em Enfermagem diante do raciocínio das necessidades e dos cuidados qualificados a serem dispensados à pessoa com estomia na integralidade da atenção.

Biografia do Autor

Luana Souza Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestre. Aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Simone Karine da Costa Mesquita, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Rafael Moreira do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande de Norte

Enfermeiro. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Mariana Freire Fernandes, Universidade Federal do Rio Grande de Norte

Enfermeira. Aluna de mestrado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Rhayssa de Oliveira e Araújo, Universidade Federal do Rio Grande de Norte

Enfermeira. Doutora. Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem. Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN. Vice líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Dermatologia e Estomaterapia (NEPeDE).

Isabelle Katherinne Fernandes Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Dermatologia e Enfermagem do Trabalho. Professora associada do Departamento de Enfermagem/UFRN na disciplina de Atenção Integral I, Professora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Enfermagem/UFRN. Vice líder do grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Dermatologia e Estomaterapia.

Publicado

14.06.2023

Como Citar

Freitas, L. S., Mesquita, S. K. da C., Nascimento, R. M. do, Fernandes, M. F., Araújo, R. de O. e, & Costa, I. K. F. (2023). Orientações de enfermagem para pessoas com estomia intestinal em cenário extra hospitalar: scoping review. Revista Enfermagem UERJ, 31(1), e68677. https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.68677

Edição

Seção

Artigos de Revisão