Democracia digital na área de administração: um levantamento da construção do campo no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Jose Antonio Gomes Pinho
Rafael Cardoso Sampaio
http://orcid.org/0000-0001-5176-173X
Ingrid Winkler
Katia Morais

Resumo

Esta pesquisa realiza um levantamento da produção acadêmica no campo da Administração sobre democracia digital, governo eletrônico e termos afins. A prospecção envolve artigos que abordam gestão, políticas públicas e sistemas de informação, publicados em periódicos qualificados na área de Administração, entre 2002 e 2016. O estudo lança mão de uma análise de conteúdo, classificando as publicações de acordo com as seguintes variáveis: ano, periódico, autor, abordagem (gerencial, política, híbrida). Foram encontrados 49 artigos, distribuídos em apenas sete periódicos e majoritariamente produzidos por pesquisadores provenientes de apenas seis instituições brasileiras. Ademais, evidenciamos que o termo “democracia digital” era praticamente inexistente até 2011. Por fim, a abordagem gerencialista era predominante inicialmente, mas foi superada pela abordagem política nos últimos anos. Conclui-se que a área de Administração já foi capaz de superar uma visão excessivamente gerencial, mas que o tema ainda carece de maior atenção acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
PINHO, J. A. G.; SAMPAIO, R. C.; WINKLER, I.; MORAIS, K. Democracia digital na área de administração: um levantamento da construção do campo no Brasil. Cadernos Gestão Pública e Cidadania, São Paulo, v. 24, n. 78, 2019. DOI: 10.12660/cgpc.v24n78.73630. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/cgpc/article/view/73630. Acesso em: 22 maio. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Jose Antonio Gomes Pinho, Universidade Federal da Bahia

Professor Titular de Administração da UFBA

Rafael Cardoso Sampaio, Universidade Federal do Paraná

Rafael Cardoso Sampaio é professor de Ciência Política da UFPR. Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Pesquisador associado do Centro de Estudos Avançados em Democracia Digital (CEADD) da UFBA e do Centro de Estudos Internacional do Governo (CEGOV) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ingrid Winkler, SENAI- Bahia

Doutora em Administração da UFBA. Pesquisadora de Projetos de Inovação em Computação Visual no SENAI CIMATEC

Katia Morais, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Comunicação Social na UFBA.