A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico

Autores

  • Marcos Aurelio Gomes Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Professor Assistente Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG /Doutorando
  • Lígia Maria Moreira Dumont Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Professora Titular

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105

Palavras-chave:

Competência, Competência em informação, Educação, Trabalho

Resumo

Apresenta a dimensão social e científica que a noção de competência assume na contemporaneidade ao traçar nexos com qualificação e as implicações estabelecidas por meio da relação entre educação e trabalho e pela reestruturação dos meios de produção. A competência em informação é exposta como resultado dessas mudanças sociais, principalmente, educacionais, dessa forma, impactando espaços tradicionais de acumulação e disseminação de recursos informacionais, como as bibliotecas.

Palavras-chave: Competência; Competência em informação; Educação; Trabalho.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Aurelio Gomes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL / Professor Assistente Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG /Doutorando
    Doutorando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciência da Informação (2005) e Especialista em Sistemas Automatizados de Informação (1995) ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1984). Atualmente exerce atividades de ensino e pesquisa como Professor Assistente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de Usuários e Necessidades de Informação, Marketing em Unidades de Informação, Competência em Informação e Unidades de Informação: Públicas, Escolares e Especializadas.
  • Lígia Maria Moreira Dumont, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG/Professora Titular

    Professora Titular do Departamento de Teoria e Gestão da Informação da ECI/UFMG. Possui doutorado em Ciência da Informação pela UFRJ em convênio com o IBICT e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris.

Downloads

Publicado

2015-10-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

GOMES, Marcos Aurelio; DUMONT, Lígia Maria Moreira. A noção de competência em informação e a de sociologia da educação e do trabalho: embate epistemológico. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, Brasil, v. 6, n. 2, p. 84–105, 2015. DOI: 10.11606/issn.2178-2075.v6i2p84-105. Disponível em: https://revistas.usp.br/incid/article/view/89929.. Acesso em: 25 abr. 2024.