APLICAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE DE RISCO VISANDO O APRIMORAMENTO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO DECORRER DO PROCESSO DE PROJETO DE HOSPITAIS DE GRANDE PORTE

Autores

  • Adriana Galhano Venezia Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
  • Rosária Ono Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/gtp.v8i2.68274

Palavras-chave:

Segurança contra incêndio, análise de risco, edifício hospitalar, códigos prescritivo.

Resumo

O presente trabalho discute formas de estabelecer um nível de risco de incêndio adequado a edificações hospitalares de grande complexidade. Com base no Método de Mosler desenvolveu-se um método específico para identificar e classificar o risco de incêndio na edificação hospitalar. O método baseou-se na metodologia de análise de risco qualitativa e em técnicas de gestão de risco corporativo. O trabalho resultou no Método de Avaliação de Risco Incêndio Hospitalar (MARIH), concebido para atuar como uma ferramenta para o desenvolvimento do projeto, com vistas a elevar o nível de segurança contra incêndio nas edificações hospitalares. Além disso, pretendeu-se, com o uso dessa ferramenta, demonstrar aos projetistas e empreendedores a importância da inserção adequada e da integração da segurança contra incêndio no processo de projeto de edificações de grande porte e complexas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Adriana Galhano Venezia, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996) e mestrado em Habitação: Planejamento e Tecnologia pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2004). Iniciou o doutorado em 2007 na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo,na área de tecnologia. Atualmente é pesquisadora - Nucleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo. Tem experiência na área de planejamento e projetos de edificações sob o aspecto da segurança contra incêndio.

    CV LATTES

  • Rosária Ono, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

    Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1987), Master in Engineering - Nagoya University (1991) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professora associada (livre-docente) da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Segurança Contra Incêndio e Avaliação Pós-ocupação, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança contra incêndio, avaliação de desempenho e acessibilidade.

    CV LATTES

Referências

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Resolução RDC n°50, de 21 de fevereiro de 2002 – Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde. Brasília, DF, 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA. Manual de Escopo de Projetos de Serviços de Arquitetura e Urbanismo, ASBEA: São Paulo, 2010.

PRITCHARD, C.L. Risk Management – Concepts and Guidance. 2ªed. ESI International, USA, 2001.

SÃO PAULO (Estado). Conjunto de Normas Técnicas composto por 44 Instruções Técnicas de 2011, que complementa o Decreto Estadual Nº56.819/11. Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, 2011.

SÃO PAULO (Estado). Decreto Estadual N° 56.819, de 10 de março de 2011, que institui o Regulamento de Segurança contra incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo e estabelece outras providências, 2011.

SÃO PAULO (Município). Lei Municipal N° 11.228 de 25 de Junho de 1992. Estabelece o Código de Obras e Edificações e dá outras providências, 1992.

VENEZIA, A.P.P.G. Avaliação de Risco de Incêndio para Edificações Hospitalares de Grande Porte - Uma Proposta de Método Qualitativo para Análise de Projeto. 2012 Tese (Doutorado) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VENEZIA, Adriana Galhano; ONO, Rosária. APLICAÇÃO DE MÉTODO DE ANÁLISE DE RISCO VISANDO O APRIMORAMENTO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO NO DECORRER DO PROCESSO DE PROJETO DE HOSPITAIS DE GRANDE PORTE. Gestão & Tecnologia de Projetos, São Carlos, v. 8, n. 2, p. 89–103, 2013. DOI: 10.11606/gtp.v8i2.68274. Disponível em: https://revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/68274.. Acesso em: 18 abr. 2024.